Inscrições abertas para doutorado sanduíche em instituições do exterior

01/04/2024 - 17:35  •  Atualizado 03/04/2024 18:53
Texto: Nábila Corrêa     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Logomarca do programa. O desenho de um hambúrguer onde, entre as duas fatias de pão, lê-se "doutorado sanduíche no exterior"

Estudantes que cursam doutorado na Ufes poderão realizar parte dos estudos em centros internacionais de excelência científica por meio do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O apoio financeiro contemplará as mensalidades da bolsa de estágio em pesquisa, auxílio deslocamento, auxílio instalação, auxílio seguro-saúde e adicional localidade, quando for o caso, e será concedido por um período de três a seis meses, ao final do qual os pesquisadores deverão retornar ao país, para integralizar créditos e defender suas respectivas teses.

A primeira etapa, de seleção interna de um pesquisador a ser indicado e suplentes, deve ser realizada até 30 de abril por programas de pós-graduação da Ufes com nota igual ou superior a 4 na última avaliação quadrienal da Capes. Os candidatos deverão comprovar qualificação para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e tratamento de dados, ou desenvolvimento parcial da parte experimental da tese a ser defendida no Brasil, entre outros requisitos.

Na etapa seguinte, o doutorando selecionado, assim como seus suplentes,  deverão realizar inscrição no sistema da Capes no período de 2 a 16 de maio, enviando a documentação exigida, para que seja homologada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e, após isso, analisada pela Capes.

Intercâmbio

O Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior foi instituído em 2011 como fomento à formação de recursos humanos de alto nível no Brasil. Dentre seus objetivos, estão oferecer oportunidades de atualização dos conhecimentos técnicos, científicos, tecnológicos e acadêmicos; proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira; e fortalecer os programas de pós-graduação nacionais e o intercâmbio entre instituições de ensino superior ou grupos de pesquisa brasileiros e internacionais.

Mais informações sobre pré-requisitos e documentação exigida estão disponíveis no edital anexado abaixo, nas páginas dos programas de pós-graduação da Ufes e no site www.gov.br/capes/.

 

Categorias relacionadas