Inscrições abertas para o Prêmio Andifes de Jornalismo 2020

12/11/2020 - 16:43  •  Atualizado 12/11/2020 17:33
Compartilhe

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) está com inscrições abertas para o Prêmio Andifes de Jornalismo 2020.

O prazo de inscrição vai até o dia 20 de novembro, e serão válidos os trabalhos publicados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2019. Assim como as edições anteriores, os vencedores de cada categoria, Educação Básica e Ensino Superior, receberão duas passagens aéreas de ida e volta para qualquer capital brasileira. Para saber mais, acesse o regulamento.

O Prêmio Andifes de Jornalismo tem abrangência nacional e, em 20 anos, premiou diversos jornalistas, autores de matérias sobre as mais variadas pautas, regionalizadas ou de caráter universal, envolvendo a educação em vários níveis, apontando avanços e desafios. A Andifes valoriza o trabalho da imprensa livre e responsável e, por meio do concurso, incentiva a participação da mídia nacional em produções de pautas que destaquem projetos, apontem caminhos e proponham mudanças positivas para o ensino do Brasil.

Matérias vencedoras

Ana Paula Omena e Marina Lopes foram as vencedoras do Prêmio Andifes de Jornalismo 2019, nas categorias Ensino Superior e Educação Básica, respectivamente. A divulgação do resultado foi realizada em outubro.

A matéria “A Grande Chance: assentados da reforma agrária se preparam para entrar na universidade”, vencedora da categoria Ensino Superior, apresenta, no Portal Tribuna Hoje, as oportunidades que a educação pública, gratuita e inclusiva leva a agricultores de Alagoas. Por meio da interiorização de campi, jovens trabalhadores dos assentamentos da reforma agrária puderam acessar a graduação para se profissionalizarem e retornarem às suas origens como profissionais, gerando emprego e renda.

Já a reportagem “Inovar na educação infantil depende do reconhecimento da criança e dos seus direitos”, publicada no site Porvir, ilustra de forma sensível a importância de políticas educacionais que considerem os direitos da criança e a compreensão humanizada da primeira infância como pilares do desenvolvimento infantil.

 

Com informações da Andifes