Ouvidoria da Ufes lança Guia Descomplicado para Denúncias de Assédio

14/11/2024 - 15:20  •  Atualizado 14/11/2024 17:37
Texto: Com informações da Ouvidoria da Ufes     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Imagem da capa do Guia lançado pela Ouvidoria. A capa possui quadrados e retângulos nas cores branca e azul claro, com o título escrito em branco sobre um retângulo azul escuro

A Ouvidoria da Ufes está lançando o Guia Descomplicado para Denúncias de Assédio, desenvolvido para orientar a comunidade acadêmica sobre o registro seguro e simplificado de denúncias de assédio. O lançamento faz parte de uma campanha educativa voltada para a prevenção ao assédio moral e sexual, incentivando a comunidade a reconhecer, prevenir e denunciar condutas abusivas. Clique aqui para conhecer o guia.

Para marcar o lançamento, foi realizada no dia 8 de novembro uma palestra on-line para professores, técnicos e estudantes do Centro Tecnológico (CT), ministrada pelo ouvidor da Universidade, Éder Carlos Moreira. Durante o evento, ele explicou o funcionamento da Plataforma Fala.BR — o canal único para o recebimento de manifestações de ouvidoria no âmbito da Ufes. Desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU), a plataforma permite o envio de denúncias e comunicações com segurança e confidencialidade, possibilitando que essas manifestações sejam registradas de forma anônima ou identificada e assegurando a proteção dos denunciantes.

“Também orientamos sobre a importância dos detalhes na denúncia, incluindo a descrição de incidentes com datas, locais e testemunhas, sempre que possível, para apoiar o processo de investigação”, explicou o ouvidor.

Ele destacou que a campanha demonstra o compromisso da Ouvidoria em combater o assédio moral e sexual e promover um ambiente universitário seguro, respeitoso e livre de assédio. Éder Moreira afirmou ainda que outras palestras já estão programadas: "Temos agendadas palestras para a comunidade dos centros de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) e de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), no campus de Alegre, bem como dos centros de Artes (CAr) e de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), no campus de Goiabeiras. Gestores de outros centros ou unidades da Ufes podem podem entrar em contato conosco para agendar palestras para suas equipes. A campanha de prevenção ao assédio moral e sexual é uma importante tarefa da Ouvidoria e deve alcançar toda a comunidade acadêmica”, concluiu.

As palestras podem ser agendadas por este e-mail.

Categorias relacionadas