Cada trabalhador está recebendo a visita de um entrevistador no próprio local de trabalho e, com a sua concordância, pode responder ao questionário em poucos minutos. O entrevistador está com um crachá de identificação assinado pela comissão. A pesquisa é individual e, ao final, o entrevistado pode se certificar de que o seu anonimato será assegurado.
A comissão buscará, a partir das informações obtidas, apresentar à Administração Central da Ufes e do Hospital Universitário as principais percepções dos participantes da pesquisa, com indicativos para a melhoria das condições de trabalho, do bem-estar no exercício de cada função, bem como a harmonia entre as pessoas que fazem o hospital cumprir a sua missão.
A comissão solicita que todos participem da pesquisa, para que seja possível aperfeiçoar, humanizar e modernizar o ambiente organizacional do Hucam. De acordo com a comissão, a participação de todos é fundamental para se alcançar a melhoria das condições de vida e trabalho e o desenvolvimento do hospital. Para a comissão, esta é uma tarefa de todos. “Participe, avalie, opine e apresente sugestões. A universidade e o hospital querem ouvir os seus trabalhadores”, propõe.
A Comissão para Realizar o Diagnóstico do Clima e da Cultura Organizacional do Hucam é composta pelos servidores Celia Regina Coutinho da Cruz Fanzeres, Carolina Nascimento Santos Magnago, Denilda Littike, Jackeline Frade Agrizzi, Marcelo Rosa Pereira, e Rosilene Nilo dos Santos Fantoni.
Texto: Luiz Vital