Reinaldo Centoducatte assina termo de posse no Ministério da Educação

23/03/2016 - 17:58  •  Atualizado 28/03/2016 17:44
Compartilhe

O reitor Reinaldo Centoducatte foi reconduzido ao cargo pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira, 23, na sede do Ministério, em Brasília.

Em seu discurso, o reitor destacou os avanços registrados pela Universidade nos últimos anos, graças às políticas de incentivo do Governo Federal: “A reserva de vagas mudou a sociedade qualitativamente. Não podemos aceitar a posição de movimentos contrários às instituições e aos avanços sociais. Há um movimento que está fazendo uma engenharia de destruição dos avanços da democracia de forma assustadora e a Ufes vem sendo agente de uma série de discussões e mobilizações em defesa da democracia. A Ufes está preparada para enfrentar os desafios desta conjuntura e para o que está por vir”.

O ministro reconheceu a evolução da Ufes e destacou que a opção de investir na área social foi acertada.

“Tenho esperança nas universidades como depósito de valores e de conhecimentos acumulados ao longo da História. São instituições que têm o papel de ajudar a sociedade a compreender o que está acontecendo no país”, afirmou.

Participaram da solenidade em Brasília o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Jesualdo Pereira Farias; a vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz; e a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (FRPE), Maria José de Sena. Da Ufes estavam presentes a vice-reitora, Ethel Maciel; os pró-reitores de Administração e de Pesquisa e Pós-Graduação, Eustáquio de Castro e Neyval Reis Júnior, respectivamente; o superintendente de Cultura e Comunicação, Edgard Rebouças; o diretor do Centro de Ciências Exatas, Armando Biondo; e o diretor do Centro de Ciências Humanas e Naturais, Renato Rodrigues Neto. 

Portaria

A portaria de recondução do professor Reinaldo Centoducatte ao cargo de reitor da Ufes foi publicada no Diário Oficial da União no dia 14 de março, em atendimento à lista enviada em 22 de outubro de 2015 pelo Colégio Eleitoral da Universidade, constituído pelos Conselhos Universitário; de Ensino, Pesquisa e Extensão; e de Curadores. A lista tríplice de candidatos a reitor e vice-reitor para o quadriênio 2016–2020 foi elaborara a partir do resultado da pesquisa realizada junto à comunidade acadêmica em dois turnos, nos dias 22 de setembro e 6 de outubro.

Reinaldo Centoducatte é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Quando estudante, foi membro do Diretório Acadêmico Dido Fontes, do Centro Tecnológico. Atualmente é professor titular e leciona na Ufes desde 1979 no Centro de Ciências Exatas (CCE), onde exerceu diversas funções de natureza acadêmica e administrativas, como chefe do Departamento de Física e Química; chefe do Departamento de Física; conselheiro e diretor da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes); diretor do CCE; membro dos conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e Universitário (Consuni); e vice-reitor por dois mandatos – 2005 a 2008 e 2009 a 2011; reitor pro tempore (2011 a 2012); e reitor (2012 a 2016).

Já a professora Ethel Leonor Noia Maciel é graduada em Enfermagem pela Ufes, mestre em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em Saúde Coletiva/Epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-doutora em Epidemiologia pela Johns Hopkins University, nos Estados Unidos. Ela foi membro da Comissão de Avaliação de Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da CAPES por dois triênios, coordenou o Centro de Pesquisa Clínica do Núcleo de Doenças Infecciosas, o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, e o Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Ufes. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq em Epidemiologia, atua como docente na graduação em Enfermagem e na pós-graduação, e é coordenadora de área da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose. Desde fevereiro último integra o comitê técnico da Organização Mundial de Saúde (OMS) que auxilia os países com elevados índices de tuberculose.

Na foto, o reitor Reinaldo Centoducatte, o ministro Aloizio Mercadante e a vice-reitora Ethel Maciel, com o termo de posse do reitor.

Texto: Thereza Marinho e Edgard Rebouças
Foto: Isabelle Araújo - MEC