Sebastião Salgado recebe o título de Doutor Honoris Causa

13/05/2016 - 12:19  •  Atualizado 16/05/2016 12:07
Compartilhe

“Minha primeira formação foi nesta Universidade. Aqui eu tive a oportunidade de ter uma formação ética, política. Agradeço às autoridades universitárias que me concederam este título e prometo honrá-lo até o fim de minha existência”. Foi com estas palavras o fotógrafo, documentarista e ambientalista Sebastião Salgado recebeu o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Ufes, em sessão solene dos Conselhos Superiores realizada na noite desta quinta-feira, 12, no Teatro Universitário.

Assista aqui matéria produzida pela TV Ufes.

O título é a mais importante homenagem prestada pela Universidade e a homenagem é um reconhecimento a Sebastião Salgado por sua relevante contribuição às artes, à cultura, à ciência, à ecologia e produção fotojornalística.

A sessão solene, presidida pelo reitor Reinaldo Centoducatte, contou com a presença da vice-reitora Ethel Maciel, do vice-governador Cesar Colnago, dos senadores Ricardo Ferraço e Jorge Viana (este, do Acre), do presidente do Conselho de Curadores da Ufes Fernando Bissoli, do conselheiro do Tribunal de Contas Domingos Tauffner e do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Guerino Ballestrassi.  

Unanimidade

A proposta de outorga do título de Doutor Honoris Causa  a Sebastião Salgado foi apresentada pelo reitor ao Conselho Universitário em novembro de 2015 e aprovada por unanimidade.

“Com a outorga deste título, a Universidade Federal do Espírito Santo reconhece a valiosa e edificante trajetória profissional de Sebastião Salgado, e a sua exemplar atuação em prol da cidadania. Sua obra constitui influente contribuição para estudos antropológicos e sociológicos, para a pesquisa em História Natural, para o desenvolvimento das artes e das técnicas fotográficas, e para pesquisas científicas e tecnológicas sobre mudanças ambientais ocorridas em diferentes regiões do planeta”, destacou o reitor.

Após a entrega do título, Sebastião Salgado proferiu a aula magna do primeiro semestre letivo de 2016, na qual relatou sua trajetória de vida e apresentou parte de um trabalho inédito que vem desenvolvendo na Amazônia, com previsão para conclusão em 2020.  

Toda a solenidade foi transmitida ao vivo, por meio de webconferência, pela equipe da Secretaria de Ensino a Distância da Ufes.

Biografia

Sebastião Ribeiro Salgado Junior nasceu em Aimorés, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais. Em Vitória, ele morou e estudou desde a adolescência, ingressando no curso de Economia da Ufes em 1964, onde se formou em 1967. Em seguida, juntamente com a esposa, a capixaba Lélia Deluiz Wanick, transferiu-se para a capital paulista onde cursou mestrado em Economia na Universidade São Paulo (USP). Perseguido no regime militar por sua atuação na resistência democrática, o casal deixou o país em 1969 com destino à França, onde ele se especializou em Economia, com doutoramento na Universidade de Paris.

Na Europa, deu início a sua saga na arte fotográfica e no fotojornalismo, tendo trabalhado nas principais agências de notícia. Na década de 1990, Salgado idealizou a criação do Instituto Terra, para promover reflorestamento e recuperação ambiental na região do Vale do Rio Doce. A fazenda onde está instalado o instituto, em Aimorés, se tornou uma reserva do patrimônio natural e importante laboratório de pesquisa e formação ambiental, sendo referência mundial. 

Texto: Luiz Vital e Thereza Marinho
Foto: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)

Edição: Thereza Marinho