Sebastião Salgado recebe título de Doutor Honoris Causa nesta quinta, 12

09/05/2016 - 17:48  •  Atualizado 12/05/2016 09:49
Compartilhe

O fotógrafo, documentarista, ambientalista e economista Sebastião Ribeiro Salgado Junior receberá nesta quinta-feira, dia 12, o título de Doutor Honoris Causa, que será concedido pela Ufes em sessão solene dos Conselhos Superiores, presidida pelo reitor Reinaldo Centoducatte. O evento será realizado no Teatro Universitário, às 19 horas. A entrega do título é um reconhecimento a sua relevante contribuição às artes, à cultura, à ciência, à ecologia e a sua vigorosa produção fotojornalística.

A homenagem a Sebastião Salgado é matéria de capa da edição 508 do jornal Informa, que começa a circular nesta quarta-feira, 12. A íntegra da edição está disponível no endereço eletrônico http://www.comunicacao.ufes.br/edi%C3%A7%C3%B5es-2016 .  

O título de Doutor Honoris Causa é a mais importante homenagem prestada pela Universidade. Sebastião Salgado é um dos fotógrafos mais premiados do mundo, sendo considerado o melhor fotojornalista documental, reconhecido como autor de uma obra que é referência internacional na fotografia contemporânea.

Na sequência da solenidade de outorga do título, a partir das 20 horas, Sebastião Salgado proferirá uma aula magna com o tema "Uma trajetória de vida", onde falará sobre a importância de sua formação acadêmica para a construção dos valores éticos e sociais que o guiaram em toda sua vida. Ele ainda apresentará parte de um trabalho inédito que vem desenvolvendo na Amazônia, com previsão para conclusão em 2020.  

Biografia

Salgado nasceu em Aimorés, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais. Em Vitória, ele morou e estudou desde a adolescência, ingressando no curso de Economia da Ufes em 1964, onde se formou em 1967. Em seguida, juntamente com a esposa, a capixaba Lélia Deluiz Wanick, transferiu-se para a capital paulista onde cursou mestrado em Economia na Universidade São Paulo (USP). Perseguido no regime militar por sua atuação na resistência democrática, o casal deixou o país em 1969 com destino à França, onde ele se especializou em Economia, com doutoramento na Universidade de Paris.

O casal tem dois filhos: Juliano e Rodrigo. Na Europa, deu início a sua saga na arte fotográfica e no fotojornalismo, tendo trabalhado nas principais agências de notícia. Na década de 1990, Salgado idealizou a criação do Instituto Terra, para promover reflorestamento e recuperação ambiental na região do Vale do Rio Doce. A fazenda onde está instalado o instituto, em Aimorés, se tornou uma reserva do patrimônio natural e importante laboratório de pesquisa e formação ambiental, sendo referência mundial.

No arquivo anexado abaixo, leia na íntegra artigo publicado pelo reitor Reinaldo Centoducatte sobre Sebastião Salgado.


Texto: Luiz Vital
Foto: Reprodução do Facebook/Sebastião Salgado – Gênesis
Edição: Thereza Marinho