As inscrições para o seminário científico Gênero, Tecnologia e Processo: Fronteiras em Debate já estão abertas e podem ser feitas até o dia 24 de outubro pela plataforma Sympla. Gratuito, o evento acontecerá de 24 a 26 de outubro, no auditório da Biblioteca Central da Ufes, no campus de Goiabeiras.
O objetivo do seminário é aprofundar o debate sobre o impacto das tecnologias de informação e comunicação no Direito Processual Civil Internacional, relacionando-as com questões de gênero e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), especialmente o nº 5, que diz respeito à igualdade de gênero, e o nº 16, sobre paz, justiça e instituições eficazes.
O evento é promovido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito Processual (PPGDIR) da Ufes, sob a coordenação do grupo de pesquisa Labirinto da Codificação de Direito Processual Internacional (Labcodex), em colaboração com a Cátedra Abierta Latinoamericana de Derecho Internacional Privado. O seminário é realizado, também, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES) e a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/ES), e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Programação
A programação conta com paineis, rodas de conversa, apresentação de grupos de trabalho e atividades culturais. Entre as debatedoras estão professoras, nacionais e estrangeiras, atuantes no campo do Direito Processual e Internacional. O evento propiciará uma publicação científica em formato de Anais, considerando os trabalhos apresentados nos Grupos de Trabalho (GTs) especializados e as participações dos professores convidados.
A abertura será no dia 24, às 9 horas, na Biblioteca Central da Ufes. Em seguida, acontecerá o primeiro painel, com o tema Direito e Gênero e subtema Cooperação Jurídica Internacional e Gênero: medidas de proteção na União Europeia e Mercosul. O evento seguirá durante todo o dia.
No dia 25, também pela manhã, acontecerá no mesmo local o segundo painel, com três blocos temáticos: Vídeos “Mulheres nos fóruns harmonizadores”; Justiça 4.0 e processo; e Processo, tecnologia e internacionalização. Após o debate, ocorrerá uma roda de conversa e apresentações de GTs.
No dia 26, o evento acontecerá na Casa OAB/ES, a partir das 9 horas, com um café temático sobre Mulheres e Representatividade.
Mais informações na página do evento. Confira a programação completa no anexo abaixo.