Subestação de energia do campus de Goiabeiras volta a operar

30/10/2019 - 11:25  •  Atualizado 01/11/2019 10:57
Compartilhe

A Superintendência de Infraestrutura da Ufes concluiu na segunda-feira, 28, as adequações que possibilitaram a energização do transformador reserva na subestação de energia do campus de Goiabeiras, que havia sido danificada pelo incêndio ocorrido em maio deste ano. Com isso, a energia distribuída no campus voltou a ser fornecida por meio da subestação, que recebe energia na tensão de 34,5 kV.

Desde o incêndio, a energia do campus de Goiabeiras vinha sendo fornecida por meio da rede de 11,4 kV da concessionária EDP Espírito Santo, que abastece o bairro de Jardim da Penha.

“Realizamos reformas que possibilitaram que o transformador reserva fosse colocado em operação. Com isso, foi possível retornar o fornecimento de energia para nossa subestação de entrada,” afirma o superintendente de Infraestrutura, Renato Schwab.

Energia solar

A Ufes aguarda para o início de novembro a vistoria a ser realizada pela concessionária EDP Espírito Santo nas usinas de energia fotovoltaica que estão sendo instaladas no campus de Goiabeiras. Após a vistoria, a expectativa é de que as usinas entrem em operação ainda na primeira quinzena de novembro.

“Ao final da instalação das usinas nos campi de Goiabeiras e de Maruípe, nossa Universidade terá a terceira maior usina de minigeração de energia fotovoltaica do Brasil e a maior do Espírito Santo, com capacidade para produzir mais de 7,7 mil MWh/ano de energia elétrica. Havendo disponibilidade de recursos, temos a intenção de ampliar as usinas para os campi localizados no norte e no sul do estado", completa Schwab.

 

Texto: Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina