Superintendência de Comunicação disponibiliza Manual de Redação e Guia de Mídias Sociais

14/11/2019 - 19:40  •  Atualizado 18/11/2019 18:22
Compartilhe

A Superintendência de Comunicação da Ufes (Supec) lançou dois documentos com o objetivo de orientar condutas relativas à comunicação na Universidade: o Manual de Redação e o Guia de Gerenciamento de Mídias Sociais na Ufes. As produções estão disponíveis no site comunicacao.ufes.br e podem ser consultadas por toda a comunidade universitária e pela sociedade em geral. Os manuais informam sobre questões como critérios editoriais adotados pela Ufes, padrões de redação e dicas de produção de conteúdo.

O Manual de Redação, desenvolvido pela revisora de textos Monick Barbosa, apresenta o padrão a ser adotado nos textos produzidos pelos veículos de comunicação da Ufes, orientando quanto à ortografia de determinadas palavras, inclusive siglas, numerais, datas e horas. Segundo a revisora, o guia também contribui para eliminar algumas dúvidas frequentes e traz expressões a evitar e outras de uso recomendável. “É importante dar unidade aos textos, visto que diferentes profissionais produzem esse tipo de conteúdo na Universidade”, explica Monick.

Já o Guia de Gerenciamento de Mídias Sociais é um dos produtos desenvolvidos pelo projeto de extensão Comunicação da Ufes nas Redes Sociais, coordenado pela jornalista Ana Paula Vieira. O Guia traz a política editorial adotada pela Ufes nas redes sociais, exemplos de perguntas e respostas frequentes, dicas de produção de conteúdo e de sites e aplicativos que podem ajudar na tarefa. “Atualmente, as mídias sociais têm um grande alcance e importância como fontes de informação para a sociedade. Levando em consideração que um dos maiores públicos da Universidade é o público jovem, que se identifica bastante com as mídias sociais, a relevância desses veículos de comunicação para a Ufes aumenta ainda mais”, ressaltou a organizadora. A elaboração do Guia contou com a participação de estudantes de Comunicação Social da Ufes que atuaram como bolsistas e/ou voluntários no projeto, apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

O projeto também inclui a realização de palestras, como a que foi realizada no último dia 31 de outubro, quando o Guia foi apresentado a estudantes de Comunicação da Ufes e pessoas que gerenciam mídias sociais ligadas à Universidade, como páginas e perfis de cursos, laboratórios e projetos. Na oportunidade, a jornalista Marcela Tessarolo falou sobre Planejamento de Conteúdo para Mídias Sociais.

Integração

A superintendente de Comunicação da Ufes, Thereza Marinho, ressalta que os dois documentos estão disponíveis não só para orientar os jornalistas que atuam na Supec, mas todos aqueles que produzem conteúdo para sites e páginas institucionais nas mídias sociais.

“Além das páginas da Ufes geridas por nossa equipe, muitos centros de ensino, pró-reitorias, departamentos, cursos e núcleos de pesquisa produzem conteúdo para sites próprios, além de usarem as mídias sociais para divulgarem suas atividades. Esses manuais são uma contribuição para orientar os servidores que administram esses espaços. Nosso objetivo é que as informações veiculadas nos diversos meios de comunicação cheguem aos usuários da maneira mais clara e eficiente possível”, afirma. 

Para conhecer os documentos acesse http://comunicacao.ufes.br/manual-de-redacaohttp://comunicacao.ufes.br/midias-sociais.

 

Texto: Equipe Supec