Tempestade no sul do ES causa estragos em fazenda experimental da Ufes

03/06/2016 - 16:49  •  Atualizado 03/06/2016 16:49
Compartilhe

As fortes chuvas que atingiram o sul do Estado, no último dia 1º, com queda de granizo, causaram danos materiais na Fazenda Experimental da Ufes localizada no município de São José do Calçado. A tempestade provocou a destruição dos telhados de cinco galpões, rompimento dos cabos elétricos ligados à bomba hidráulica que alimenta de água a unidade, queda de árvores e alagamentos. Foram afetados também os telhados de quatro galpões utilizados para a produção e armazenamento de ração animal, criação de peixes e produção de mudas agrícolas; além de três casas, sendo duas utilizadas por funcionários e uma de apoio.

Constatado o estrago, técnicos do setor de engenharia da Subprefeitura da Universidade no campus de Alegre estiveram na fazenda, e sob orientação do professor Dirceu Pratissoli, diretor do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), iniciaram o trabalho de rescaldo. O conserto da bomba hidráulica foi providenciado e lonas foram instaladas provisoriamente sobre os telhados. A previsão é de que, na próxima semana, seja iniciada a substituição dos telhados, quando as atividades na unidade voltam a ser plenamente normalizadas.

Medindo 121 hectares e situada a um quilômetro da Rodovia ES–484, no Km 36, a Área Experimental da Ufes em São José do Calçado possui instalações direcionadas para o ensino, pesquisa e extensão. A unidade é disponibilizada para atividades de aulas práticas e para implantação e condução de experimentos dos cursos de graduação e de pós-graduação do CCAE e do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) da Ufes.


Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho