Ufes comunica com pesar o falecimento do arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha

23/05/2021 - 15:22  •  Atualizado 01/11/2022 09:19
Compartilhe

A Administração Central da Ufes comunica com pesar o falecimento do arquiteto, urbanista e professor capixaba Paulo Archias Mendes da Rocha, ocorrido neste domingo, 23, em São Paulo.

O arquiteto recebeu da Ufes do título de Doutor Honoris Causa, em sessão solene do Conselho Universitário realizada no Teatro da Ufes, no dia 11 de março de 2020. O título foi concedido por sua relevante contribuição às artes, à cultura e à ciência, além de criativa e vigorosa produção em projetos arquitetônicos e urbanísticos.

Mendes da Rocha é um dos arquitetos mais respeitados do país e um dos mais referenciados no mundo, razão pela qual recebeu um conjunto de prêmios internacionais, entre os quais o Prêmio Pritzker, em 2006, considerado o Nobel de Arquitetura. Sua obra é considerada referência para pesquisadores e profissionais.

Biografia

O arquiteto e urbanista nasceu em Vitória, em 1928, onde passou os primeiros anos de sua vida. É neto do construtor Serafim Derenzi, que deixou inúmeras obras importantes no Espírito Santo. Entre tantos projetos, elaborou para a cidade de Vitória o Cais das Artes, erguido às margens da baía e atualmente em construção. Com produção diversa e singular, sua obra é extensa e está construída no Brasil e no exterior, sendo considerada uma influente contribuição para o desenvolvimento crítico, político, social e artístico da arquitetura e do urbanismo de alcance mundial.

Professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (FAU/USP), Mendes da Rocha foi perseguido pelo golpe de 1964, sendo afastado da universidade em 1969, à qual retornou em 1980, com a anistia. Formou diferentes gerações de arquitetos voltados para o desenvolvimento nacional e latino-americano, buscando a superação das desigualdades sociais e urbanas.

Em nome de toda a comunidade acadêmica, a Administração Central da Ufes manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos de Paulo Mendes da Rocha.