Ufes comunica com pesar o falecimento do professor Cléber Carminati

07/01/2022 - 19:30  •  Atualizado 08/01/2022 15:13
Compartilhe

A Administração Central da Ufes comunica com pesar o falecimento do professor do Departamento de Comunicação Social, Cléber José Carminati. O sepultamento será realizado neste sábado, 8, às 17h30, no cemitério Jardim da Paz, localizado no município de Serra. 

Cléber Carminati foi aluno da Ufes e ingressou na Instituição como professor em 1999. Enquanto estudante, participou do grupo conhecido como Balão Mágico, movimento estudantil da década de 1980 um misto de movimento cultural e ativismo universitário que debatia questões identitárias e reivindicava ampla liberdade de expressão e melhorias na estrutura da Universidade. Para isso, o grupo promovia protestos com forte teor artístico e ações de grande impacto visual, além de diversas atividades culturais por meio de grupo de teatro, documentários e cineclubes.

Em maio de 1987, ainda como estudante, participou da criação da Rádio Pirata TX 107.3, instalada em uma cabine da Biblioteca Central da Ufes. A rádio era uma espécie de projeto de extensão para a disciplina de Radiojornalismo e foi a base para a criação, dois anos depois, da Rádio Universitária 104.7 FM.

Já como professor, Carminati foi chefe do Departamento de Comunicação e coordenador do curso de Cinema e Audiovisual, do qual foi um dos fundadores. Também foi um dos idealizadores da TV Ufes no ano 2000, ajudando a elaborar sua primeira grade de programação. Em 2020, foi um dos entrevistados da série especial TV Ufes 20 anos. Clique aqui para assistir.

Em nome de toda a comunidade acadêmica, a Administração Central da Ufes manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos do professor.

Informações atualizadas em 08/01/22, às 15h12. 


Imagem: Universo Ufes