Ufes estuda criação de curso de Medicina no campus de São Mateus

07/07/2015 - 18:05  •  Atualizado 08/07/2015 18:28
Compartilhe

Como parte do projeto coordenado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação, que busca a interiorização dos cursos de Medicina com a ampliação no número de vagas ou a oferta do curso em cidades afastadas das capitais, a Ufes vem estudando a ampliação dos cursos da área de Saúde no campus de São Mateus, que já conta com os cursos de Enfermagem e Farmácia.

A viabilidade da abertura de um curso de Medicina está sendo avaliada por um Grupo de Trabalho criado pelo reitor Reinaldo Centoducatte em agosto de 2014 (Portaria 1.938) e formado por nove professores da Ufes.

O reitor destaca que ainda não há um prazo para a conclusão da análise.

Além da criação de um novo curso de Medicina no campus de São Mateus, a Ufes também estuda a viabilidade de ampliação do número de vagas ofertadas no Centro de Ciências da Saúde (CCS), situado no campus de Maruípe.

Demanda

A criação de novos cursos de Medicina em municípios do interior tem a proposta de atender a uma demanda apresentada pelo Ministério da Saúde que vem criando uma política de interiorização da Saúde no país, a exemplo do programa Mais Médicos.

A composição do Grupo de Trabalho foi feita a partir de indicações da Reitoria e das diretorias do CCS e do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). Dele fazem parte os professores: Alexandre Souza Morais, Clovis Eduardo Nunes Hegedus, Diogina Barata, Fernando Vicentini, Filomena Euridici Carvalho de Alencar, Gláucia Rodrigues de Abreu, Julião Soares de Souza Lima, Roberta Paresque e Temistocles de Sousa Luz.

Texto: Thereza Marinho
Edição: Edgard Rebouças