Filha de Rubem Alves recebe o título Doutor Honoris Causa concedido ao escritor

10/06/2015 - 12:30  •  Atualizado 11/06/2015 16:33
Compartilhe

O reitor Reinaldo Centoducatte concedeu nesta quarta-feira, 10, o título honorífico Doutor Honoris Causa ao escritor, educador e psicanalista Rubem Azevedo Alves, in memoriam. A solenidade foi realizada no auditório da capela do Colégio Martin Lutero, em Vitória, e contou com a presença da vice-reitora Ethel Maciel; do presidente do Conselho de Curadores da Ufes, Fernando Bissoli; do diretor geral da Faculdade Unida, Wanderley Pereira da Rosa; e do teólogo Leonardo Boff, entre outras autoridades.

Assista matéria produzida pela TV Ufes: https://www.youtube.com/watch?v=kO8ULmdOgvo

A cerimônia foi realizada como parte do II Congresso Internacional de Teologia e Ciências das Religiões, que está sendo promovido entre os dias 9 e 12 de junho pela Faculdade Unida, com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Ufes. O título foi entregue à filha do escritor, Raquel Alves.

“É uma honra muito grande estar aqui. É uma honra como filha e como presidente do Instituto Rubem Alves. Este título vem consagrar a obra que estamos fazendo de perpetuar a obra de Rubem Alves. Toda a obra dele foi pautada pelo místico. Ele se tornou um educador por encanto aos homens, porque os homens também são divinos”, destacou Raquel ao relembrar a presença constante da religião nas obras do escritor.

O reitor Reinaldo Centoducatte lembrou que a outorga do título honorífico Doutor Honoris Causa é a mais elevada homenagem que a Universidade presta a cidadãos que tenham apresentado reconhecida contribuição à ciência e à sociedade. Ele disse ainda que a proposta de conceder o título a Rubem Alves foi apresentada à Administração Central da Ufes em 2009.

“O tempo dos trâmites burocráticos foi implacável conosco e, infelizmente, a entrega deste título, aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário, acontece sem a presença do homenageado. Mas, com esta outorga, a Ufes resgata a trajetória edificante e marcante de Rubem Alves, mestre de dezenas de gerações e de pensadores capixabas. Moderno, atualizado e em sintonia com seu tempo, ele agregou fundamentos filosóficos essenciais para o desenvolvimento humano”, afirmou.

A outorga do título honorífico Doutor Honoris Causa ao escritor Rubem Alves foi proposta pelo professor do Departamento de Línguas e Letras da Ufes e coordenador do projeto de extensão ReLer & Fazer, Santinho Ferreira de Souza.

Agitador

O teólogo Leonardo Boff , que conviveu com o homenageado, definiu Rubem Alves como um “agitador cultural” e justificou: “Ele não se satisfazia com os modelos vigente e usava a imaginação para recriar a realidade de uma forma mais humana, mas próxima das pessoas”.

Boff pontuou ainda o posicionamento crítico do escritor em relação à ciência: “A crítica que ele faz à ciência é mostrar os limites da ciência, contestando sua arrogância. Ele abre espaço para a religião, para a experiência de Deus. Ele aceita a ciência, mas faz uma crítica rigorosa da ciência, mostrando seus limites. Essa contribuição é permanente”.

Obra

Rubem Azevedo Alves foi psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis. É considerado uma das principais referências no pensamento sobre educação e tem uma bibliografia que conta com mais de 160 títulos distribuídos em 12 países. Foi bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas; mestre em Teologia; doutor em Filosofia pelo Seminário Teológico de Princeton (EUA) e psicanalista. Lecionou em diversas universidades e instituições de ensino. Tinha um grande número de publicações, tais como crônicas, ensaios e contos, além de ser ele mesmo o tema de diversas teses, dissertações e monografias.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina
Matéria TV Ufes: Ana Paula Vieira e Ana Cristina Oggioni