Mostra coletiva “Olhares” está em exposição na Biblioteca Central

04/03/2020 - 09:09  •  Atualizado 05/03/2020 17:48
Compartilhe

Reunindo um grupo de sete artistas capixabas, a exposição Olhares já está aberta para visitação pública na Biblioteca Central (BC), no campus de Goiabeiras da Ufes. A proposta da mostra, que está localizada no primeiro andar da BC, é apresentar temáticas relacionadas ao homem e à natureza. A entrada é gratuita.

As artistas Ângela Reckel, Daysa Vaz, Mayara Gouveia, Thamiris Brandão, Cristina Maria, Jakslaine Silva e Thâmis exploram a unicidade em suas obras, apresentando-as em variadas linguagens, como pintura, gravura, desenho e aquarela. A ideia é tratar as formas do cotidiano e a singularidade como meio de multiplicar os olhares sobre os indivíduos e a natureza.

Ângela Reckel apresenta pinturas de grande dimensão, tendo a textura como elemento principal de suas obras. Daysa Vaz revela, com suas xilogravuras, um olhar sensível ao retratar uma série de libélulas. Três desenhos representando folhas secas, feitos com nanquim, fazem parte da obra de Jakslaine Silva.

O coração é tema da pesquisa artística de Mayara Gouveia, que investiga as funções biológicas e poéticas em seus estudos, criando representações do órgão em linguagens diversas. Já Cristina Maria traz uma série de xilogravuras, explorando a experiência da subida ao Convento da Penha, ícone da religiosidade capixaba.

Thamiris Brandão constrói uma linha entre o desenho e a aquarela e, em seus retratos, busca explorar a fluidez da tinta. As xilogravuras de Thâmis são criações anatômicas de animais.

A exposição coletiva Olhares fica na BC até o dia 30 de março e está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.

 

Texto: Adriana Damasceno