Projeto Vida Saudável divulga oportunidades para pessoas diabéticas, obesas e hipertensas

27/03/2023 - 10:12  •  Atualizado 30/03/2023 16:23
Compartilhe

O Projeto Vida Saudável, do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências do Movimento Corporal (Nupem) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Ufes, abre inscrições entre os dias 27 e 30 de março. O projeto visa promover hábitos saudáveis e atividades físicas gratuitas para pessoas obesas, diabéticas e hipertensas, sendo aberto a estudantes e servidores da Ufes, e também para a comunidade externa. Ao todo serão disponibilizadas 26 vagas efetivas e mais dez para suplentes. As atividades acontecem no campus de Goiabeiras durante o período matutino, com horários disponíveis entre as 8h e 12h. 

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online encontrado no site do projeto ou diretamente na secretaria do Nupem, no CEFD. Além da documentação básica, o interessado deverá trazer laudo médico ou exames laboratoriais que comprovem as condições de diabetes mellitus e hipertensão arterial. No caso da obesidade, será avaliado o índice de Massa Corporal (IMC), de acordo com critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A divulgação dos resultados finais dos candidatos inscritos será feita no dia 3 de abril. Mais informações podem ser obtidas no edital do projeto ou através de contato pelo e-mail vidasaudavelufes@gmail.com

Sobre o projeto 

O projeto Vida Saudável existe há sete anos na Ufes e trabalha com uma proposta multidisciplinar, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de indivíduos obesos, diabéticos e cardiopatas. Para promover a saúde dos participantes, o projeto atua na prevenção e no controle de doenças e agravos não transmissíveis por meio de intervenções físicas, e realiza acompanhamento nutricional, ciclo de palestras, seminários e ações sociais. 

Os participantes realizam atividades físicas nas instalações esportivas do CEFD (quadras poliesportivas, academia, campo de futebol, salas de ginástica) e também têm acesso aos espaços do Nupem, tal como a sala de avaliação cardiológica e perfil nutricional, e o Laboratório de Fisiologia e Bioquímica Experimental. 

 

Texto: Victor Thomé (bolsista de projeto de Comunicação) 
Foto: Divulgação do projeto
Edição: Camila Fregona