Três profissionais formados pela Ufes recebem prêmio Capixabas do Ano

28/03/2016 - 17:44  •  Atualizado 29/03/2016 17:50
Compartilhe

Três ex-alunos da Ufes receberam o prêmio de Capixabas do Ano de 2015 nas categorias Meio Ambiente, Cultura e Saúde. O resultado saiu no último domingo, 27, e também premiou mais sete personalidades capixabas que concorreram em outras sete categorias.

O fotojornalista Sebastião Salgado foi vencedor na categoria Meio Ambiente. O prêmio Capixabas do Ano foi mais um vencido pelo fotógrafo, que já ganhou mais de 10 prêmios pelo Brasil e pelo mundo. Sebastião Salgado é formado em Economia pela Ufes, apesar de atuar como repórter fotográfico. Logo após o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, o fotojornalista desenvolveu um plano de recuperação do rio Doce, que foi entregue à presidente Dilma Roussef. O objetivo do projeto é recuperar 900 km de extensão do Rio

Vitor Lopes, vencedor do prêmio na categoria Cultura, é jornalista formado pela Ufes e é o idealizador do projeto Estante Livre, que monta bibliotecas em praças de municípios que tenham até 5 mil habitantes, com o objetivo de disseminar a leitura por todo o Brasil. O primeiro município a receber o projeto foi Cachoeiro de Itapemirim mas, atualmente, as bibliotecas da Estante Livre já ocupam mais 10 cidades.

Na categoria Saúde, o vencedor foi o médico Jorge Potratz (foto), que ocupa o cargo de tenente-coronel e médico-clínico geral no Hospital da Polícia Militar (HPM) há 25 anos. Formado em Medicina pela Ufes, tornou-se conhecido pela população quando foi divulgado ao público os seus cuidados com a paciente “Clarinha”, uma mulher que está há 15 anos em coma e que nunca foi identificada por familiares.

Todos os candidatos foram voltados pelo público no site Gazeta Online. O prêmio Capixabas do Ano foi criado em 2008 pela equipe da Revista AG com o objetivo de premiar profissionais que se destacaram nas mais diversas áreas de atuação.

Conheça os outros vencedores:

Ação Social – Bianca Assis, secretária de gestão Estratégica de Vitória
Educação – Ricardo Paiva, diretor do Ifes
Tecnologia – Romário Ferrão, engenheiro agrônomo
Economia e Desenvolvimento – Durval Vieira, engenheiro industrial mecânico
Empreendedor – Raphael Resende de Souza, engenheiro de petróleo
Esporte – Natália Gaudio, ginasta
Moda – Ari Westphal, modelo

 

Texto: Daniella Camilo (bolsista em projeto de Comunicação)
Foto: Site Gazeta Online
Edição: Thereza Marinho