Ufes sediará a Semana de Ciência e Tecnologia pelos próximos cinco anos

13/05/2016 - 18:02  •  Atualizado 16/05/2016 18:04
Compartilhe

A Semana Nacional e Estadual de Ciência e Tecnologia de 2016 a 2020 será realizada na Ufes, no campus de Goiabeiras, em Vitória. É o que prevê o acordo de cooperação técnica mútua que foi assinado na manhã desta sexta-feira, dia 13, pelo reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, e pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), João Guerino Balestrassi. Também estiveram presentes à solenidade, no gabinete do reitor, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes), José Antônio Buffon, e o diretor executivo da Fundação Espiritosantense de Tecnologia (Fest), Getúlio Ferreira.

Esse ano a Semana vai acontecer entre os dias 18 e 21 de outubro. A abertura será no Salão Santiago, no Palácio Anchieta, às 9 horas. O objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de divulgação científica no Espírito Santo e no Brasil.

Para Centoducatte a Universidade é um local muito especial e adequado para sediar a Semana. “Nossa proposta é mobilizar a população em torno de temas relacionados à popularização e difusão da ciência, da tecnologia e da inovação, despertando o interesse e a curiosidade da comunidade, principalmente de jovens e crianças, que serão os futuros criadores de tecnologia”.

Comissão

O acordo prevê a criação de uma comissão organizadora, com participação de representantes da Ufes e coordenada pela Secti, que vai estabelecer a programação das ações, bem como o  monitoramento, avaliação e divulgação dos resultados. Não há previsão de transferência de recursos financeiros entre as partes.

Cabe à Secti fornecer toda a infraestrutura física necessária, serviços de segurança (pública e privada) e atendimento de saúde. A Universidade cederá os espaços físicos e vai acompanhar o planejamento de atuação das equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Defesa Civil, entre outras.

“Esta é uma importante oportunidade para incentivar os estudantes a terem um contato com a tecnologia e a inovação, inclusive para desenvolverem soluções para problemas do cotidiano e até mesmo investirem em uma nova forma de negócio”, avalia o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Guerino Balestrassi. 

A Semana Nacional e Estadual de Ciência e Tecnologia já ocorreu no campus Goiabeiras em 2014.

Texto: Hélio Marchioni
Foto: Assessoria da Secti
Edição: Thereza Marinho