O professor Marcelo Segatto, coordenador do Laboratório de Telecomunicações da Ufes (LabTel), e a professora Maria José Pontes, chefe da Divisão de Acordos de Cooperação da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes, estão em missão técnica na China a partir desta sexta-feira, 18, até o próximo dia 25. Na agenda dos professores, está a visita à Universidade Politécnica de Shenzhen (SZPU), com a qual a Ufes mantém acordo de cooperação técnica.
O objetivo da missão é estender a colaboração, que já existe no campo dos idiomas, para as áreas tecnológicas. Os representantes da Ufes participarão de reuniões na School of Telecommunication e School of Innovation and Entrepreneur (Escola de Telecomunicações e Escola de Inovação e Empreendedorismo) da SZPU e visitarão empresas de fotônica e telecomunicações que atuam na região.
“A Universidade Politécnica de Shenzhen está em uma região com forte desenvolvimento de tecnologias, onde nasceram grandes indústrias, como Huawei, ZTE, além de outras. Como temos avançado no desenvolvimento de protótipos em nossos laboratórios, como sensores em fibra, dispositivos para reabilitação robótica, sistemas de comunicação LiFi, além de outros, o objetivo é aprender como acelerar o desenvolvimento e transformar protótipos em produtos que cheguem à sociedade em geral. Estamos agendando uma visita à empresa Huawei, localizada em Shenzhen”, informou Pontes.
A missão recebeu o apoio dos consulados brasileiros em Xangai e em Cantão, por meio do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec) do Ministério das Relações Exteriores. “Essas instituições foram responsáveis por articular contatos com empresas na região, inclusive as subsidiárias no Brasil. É uma articulação importante em ciência e tecnologia. O programa Capes PrInt também viabilizou essa missão de trabalho”, afirmou Pontes.