Comissão Própria de Avaliação da Ufes ouve estudantes, técnicos e docentes em pesquisa de autoavaliação

29/10/2024 - 17:20  •  Atualizado 31/10/2024 11:08
Texto: Thereza Marinho
Compartilhe
Logomarca da CPA, com o desenho estilizado de quatro mãos, simbolizando as diversas contribuições

Conhecer a opinião da comunidade acadêmica sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão ofertadas pela Ufes: esse é o objetivo da Pesquisa de Autoavaliação Institucional que a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade inicia nesta terça-feira, 29.

A pesquisa, que é realizada todos os anos – desde 2004 – junto a públicos diferentes, este ano será dirigida a toda a comunidade acadêmica (estudantes, docentes e técnicos), que poderão responder à enquete até o dia 30 de novembro de 2024 por meio dos links disponíveis nesta página. Depois de identificar fragilidades e potencialidades da instituição relativas ao ano, os dados apurados na pesquisa servirão de base para a elaboração do Relatório de Avaliação Institucional (RAI) de 2024.

A realização da autoavaliação é uma das diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é item obrigatório para as Instituições de Ensino Superior (IES). Na Ufes, ela é conduzida pela CPA, responsável pela coordenação dos processos de avaliação, sistematização e apresentação de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o apoio da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin).

Os resultados da pesquisa ficarão disponíveis para a consulta da comunidade a partir de 31 de março de 2025, no site da CPA. “A Comissão encaminha cópia dos relatórios para todas as unidades administrativas. Assim, a autoavaliação se constitui como ferramenta de gestão na Ufes, já que as sugestões de melhorias indicadas são incorporadas aos planejamentos setoriais, induzindo assim à qualidade principalmente das políticas acadêmicas, na gestão e na infraestrutura da Ufes”, afirma a secretária de Avaliação Institucional da Universidade, Leila Massaroni.

Categorias relacionadas