ArcelorMittal apresenta suas linhas de pesquisa à Ufes a fim de identificar possibilidades de parcerias

31/10/2024 - 18:23  •  Atualizado 01/11/2024 11:00
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto do reitor da Ufes falando aos presentes no auditório do LabPetro

O auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (LabPetro) sediou, na manhã desta quinta-feira, 31, uma reunião entre a ArcelorMittal e a Ufes. No encontro foram apresentadas as linhas de pesquisa da empresa a fim de identificar possibilidades de parcerias.

Participaram da reunião o reitor da Ufes, Eustaquio de Castro; a professora do Departamento de Engenharia de Produção e superintendente de Projetos e Inovação, Miriam de Magdala; pesquisadores de diversas áreas da Universidade; e o gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento da ArcelorMittal, Fernando Martinelli.

Para Eustaquio, encontros como esses são fundamentais para estimular a interlocução entre os setores acadêmico e industrial. “Acho que essa reunião vai ajudar bastante a fazer com que a linguagem da academia fale com a linguagem do setor produtivo”, disse o reitor.

A superintendente de Projetos e Inovação Miriam de Magdala avaliou as apresentações dos pesquisadores da ArcelorMittal e também enxergou possibilidades de parcerias. “Acho que conseguimos acompanhar os processos, as sugestões e as necessidades deles. O foco é bastante nos processos técnicos, mas eles trouxeram também questões relacionadas a uso de inteligência artificial, a questão da sustentabilidade e descarbonização”, explicou.

“Encontros como este reforçam a nossa parceria com a Universidade e todo o meio acadêmico. Na ArcelorMittal, buscamos praticar a inovação em todos os nossos processos e ter essa interface com a Universidade permite que pesquisas e muitos trabalhos conjuntos sejam desenvolvidos pelo avanço da indústria e a sociedade em geral”, enfatizou o gerente da empresa, Fernando Martinelli.

Contribuições

Além dos presentes no auditório do LabPetro nesta quinta, o encontro contou com a participação virtual de 17 pesquisadores da Ufes dos campi de São Mateus e Alegre. Uma próxima reunião está agendada para o dia 19 de novembro, quando pesquisadores da Universidade apresentarão trabalhos que podem contribuir para os processos da ArcelorMittal.

“Abrimos hoje um formulário de inscrição para quem quiser participar do evento do dia 19 de novembro, já com a contribuição que o pesquisador quer apresentar", disse Miriam de Magdala. O formulário ficará aberto até o dia 8 de novembro e está disponível neste link.

Foto: Thiago Sobrinho

Categorias relacionadas