Obras do Acervo de Artes Visuais da Ufes participam de exposições fora da Universidade até 2025

16/12/2024 - 12:42  •  Atualizado 16/12/2024 13:43
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto de obras em madeira e tecelagem expostas no Museu da Vale

Obras do Acervo de Artes Visuais da Ufes encontram públicos diversos em exposições dentro e fora do Espírito Santo neste fim de ano e durante o ano que vem. Até 30 de março de 2025, trabalhos de quatro artistas que compõem o acervo da Universidade podem ser apreciados na exposição Transitar o Tempo, em cartaz na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória. Já uma pintura de Hélio Coelho integra a mostra Fullgás - Artes visuais e anos 1980 no Brasil, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, até 27 de janeiro de 2025, e depois segue para as filiais da instituição em Brasília, São Paulo e Belo Horizonte ao longo do ano.

Realizada pelo Museu Vale, Transitar o Tempo reúne na Casa Porto obras de 30 artistas capixabas em diversas linguagens, entre entalhe em madeira, instalações, esculturas, fotografias, tecelagem, cerâmica e pinturas, com a curadoria de Nicolas Soares e Clara Pignaton. Dentre os expositores estão Dilma Góes, Reuto Fernandes, Ronaldo Mateus e Euzira Neves, artistas que integram o Acervo da Ufes.

Artista plástico autodidata, Reuto Fernandes trabalha a pintura a partir do pontilhismo, técnica que consiste na constituição dos elementos por meio de pequenos pontos de tinta, de diferentes cores. As outras artistas da exposição, Dilma Góes e Euzira Neves, além de Ronaldo Mateus, trabalham a tecelagem como técnica principal de suas obras. Todos os trabalhos expostos foram realizados na década de 1980.

Imagem
Foto de um quadro de Hélio Coelho exposto no Centro Cultural Banco do Brasil

Já a exposição Fullgás - Artes visuais e anos 1980 no Brasil conta com uma pintura sem título e de grande dimensão de Hélio Coelho, caracterizada por uma profusão de cores e elementos abstratos. Realizada em 1985, a obra compõe o núcleo Diversões eletrônicas, que apresenta artistas afeitos ao futurismo, movimento típico do momento histórico marcado pela influência da televisão, da tecnologia e do desejo pela expansão aeroespacial.

Memória cultural

Salvaguardado pela Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu), vinculada à Secretaria de Cultura da Ufes, o Acervo de Artes Visuais da Ufes é composto sobretudo por doações de artistas que expuseram nas galerias da Universidade (Gaeu e Galeria de Arte e Pesquisa - GAP) a partir dos anos 1970. Com mais de 2 mil obras, a coleção inclui 397 artistas e abrange diversas linguagens artísticas. Além dos trabalhos de catalogação e registro fotográfico das obras, a equipe da Gaeu realiza um trabalho contínuo de conservação para preservar a memória cultural do estado e possibilitar pesquisas e futuras mostras dentro e fora do Espírito Santo.

“O empréstimo das obras é uma oportunidade de ampliar o encontro delas com os públicos, fortalecendo o objetivo de promover a difusão da produção artística do Espírito Santo e desta Universidade”, afirma a professora Ananda Carvalho, coordenadora da Gaeu. “Além da relevância das instituições realizadoras, ambas as exposições possuem perspectivas inovadoras em suas propostas curatoriais, o que torna a participação das nossas obras ainda mais importante”.

Categorias relacionadas