A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou a versão atualizada do Guia Lilás, documento que reforça as orientações para a prevenção e o tratamento de casos de assédio moral, sexual e discriminação no governo federal. A nova versão situa as questões de gênero e raça no centro do debate e aprofunda o papel das corregedorias na condução de casos relacionados. Além disso, inclui novos recursos e repertórios que permitem a gestores e agentes públicos discutirem e abordarem o tema de maneira mais prática e abrangente.
A primeira versão do Guia Lilás foi lançada em 2023, no Dia Internacional da Mulher. O objetivo da iniciativa é promover o aperfeiçoamento dos processos de tratamento de manifestações relacionadas a assédio e discriminação, e contribuir com o desenvolvimento de uma cultura institucional mais consciente dos problemas advindos deste tipo de conduta.
Além de apresentar os temas pela utilização de recursos gráficos, a versão atualizada aprofunda discussões sobre racismo, capacitismo, gordofobia, LGBTQIfobia e outras formas de discriminação, ampliando o alcance do tema no serviço público.
Essa segunda edição apresenta ainda uma matriz de avaliação da violência, que servirá como ferramenta para ouvidorias, redes de acolhimento e corregedorias analisarem os casos. O guia também aborda a mediação de conflitos e a condução de “conversas difíceis”, reconhecendo que nem todo conflito configura assédio, mas pode ser tratado de forma preventiva e educativa.
A versão atualizada do Guia Lilás está disponível neste link.