Marco de transparência, Ouvidoria da Ufes completa 33 anos com avanços no atendimento à comunidade

21/01/2025 - 15:16  •  Atualizado 21/01/2025 16:46
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Leandro Reis
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Arte de divulgação da Ouvidoria da Ufes

Reconhecida como a primeira ouvidoria universitária do País, a Ouvidoria da Ufes completa 33 anos de existência neste mês de janeiro. É por meio dela que estudantes, servidores e a comunidade externa encontram um canal direto para fazer sugestões, reclamações, elogios e solicitações. No último ano, foram mais de 900 solicitações feitas à Ouvidoria, entre manifestações e pedidos de acesso à informação.

Para o professor do Departamento de Geologia Éder Carlos Moreira, ouvidor da Ufes, os 33 anos de existência do órgão representam um marco de compromisso com a transparência, a cidadania e a melhoria contínua dos serviços oferecidos pela Universidade.

“Entre os avanços mais significativos, destacam-se a ampliação do acesso à informação, a criação de processos mais participativos e a valorização do feedback como ferramenta para a construção de políticas mais justas e inclusivas”, explica.

Melhorias

De acordo com Moreira, avanços significativos foram conquistados ao longo da história da Ouvidoria da Ufes. Um desses exemplos é a redução no tempo médio para o tratamento de manifestações relacionadas a denúncias e comunicações (denúncias anônimas).

“Em 2023, o tempo médio era de 35 dias. Em 2024, conseguimos reduzi-lo para 19 dias. Essa melhoria é fruto de esforços contínuos para otimizar os processos internos, possibilitando uma resposta mais ágil às demandas da sociedade”, ressalta o ouvidor.

Éder Moreira, ouvidor da Ufes

Um aliado para alcançar esses avanços, segundo Moreira, foi a tecnologia. “Nosso trabalho é essencialmente digital, já que a formalização dos registros de manifestações, bem como a tramitação para as unidades responsáveis, é realizada pela Plataforma Fala.BR. Além disso, a maior parte dos atendimentos ocorre por vias digitais, como e-mail, WhatsApp e a própria plataforma, o que amplia o alcance da Ouvidoria e garante maior comodidade para as comunidades acadêmica e externa”, afirma.

Atendimento

A Ouvidoria da Ufes está localizada no térreo do Centro de Vivências (antiga Livraria SBS), no campus de Goiabeiras, em Vitória. O atendimento presencial ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Além do atendimento presencial, a Ouvidoria da Ufes oferece outros canais de comunicação, como os e-mails ouvidoria@ufes.br e sic@ufes.br, o telefone (27) 4009-2209, o WhatsApp (27) 98809-0151 e a Plataforma Fala.BR.

A Plataforma Fala.BR é um canal integrado que permite o registro de manifestações (denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios) de forma prática e está disponível 24 horas por dia pela Internet. Para acessá-la, basta visitar a página da Ouvidoria da Ufes e clicar no link "Registre sua Manifestação", localizado à esquerda da página. 

“Estamos sempre prontos para ouvir, esclarecer dúvidas e mediar questões, reforçando nosso compromisso com as comunidades acadêmica e externa. Acreditamos que, ao fortalecer o diálogo entre a Universidade e seus públicos, a Ouvidoria pode não apenas resolver demandas pontuais, mas também contribuir para a construção de políticas mais inclusivas, eficientes e alinhadas às necessidades da sociedade”, conclui o ouvidor.

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