Cine Metrópolis estreia documentário premiado e exibe versão restaurada de clássico a partir desta quinta-feira, 30

30/07/2026 - 12:39  •  Atualizado 30/07/2026 13:00
Texto: Leandro Reis
Compartilhe
Cena do filme A Fabulosa Máquina do Tempo

Premiado em diversos festivais pelo Brasil, o documentário A Fabulosa Máquina do Tempo, de Eliza Capai, estreia no Cine Metrópolis nesta quinta-feira, 30. A programação da semana também inclui o relançamento do clássico A Professora de Piano, de Michael Haneke, em versão restaurada, 25 anos após sua estreia, e o filme Futuro Futuro, de Davi Pretto, que segue em cartaz.

Em A Fabulosa Máquina do Tempo, Capai acompanha de perto um grupo de meninas, que, através de conversas e brincadeiras, revelam um universo lúdico que dialoga diretamente com temas que vão desde a complexidade do casamento e das diferenças de gênero até as alegrias da infância. 

Filmado no interior do Piauí, o longa venceu os prêmios de Melhor Longa-Metragem, Melhor Direção, Melhor Trilha Sonora, Melhor Atriz, no Cine/PE; Melhor Longa-Metragem (voto popular), na Mostra Ecofalante; Melhor Feito Técnico-Artístico da Competição Ibero-americana de Documentários, no Festival de Internacional de Cinema de Guadalajara (FICG), no México; e Melhor Fotografia, no Festival de Vitória.

Clássico

Outra novidade da semana, A Professora de Piano retorna às telas dos cinemas em versão restaurada, sob a supervisão do seu diretor, o austríaco Michael Haneke. A trama acompanha Erika Kohut, uma professora de piano do Conservatório de Viena, que vive sob a rígida influência de sua mãe autoritária. Prestes a completar 40 anos, Erika mantém uma vida reclusa, marcada por visitas a cinemas pornôs, até que a chegada de um novo aluno, Walter, desencadeia uma relação complexa, explorando desejo, repressão e voyeurismo.

Inspirado no romance homônimo de Elfriede Jelinek, vencedora do Nobel de Literatura, o filme conquistou o Grande Prêmio do Júri e os prêmios de Melhor Atriz e Ator no 54º Festival de Cannes, na época de seu lançamento.

Imagem
Cena do filme A Professora de Piano

Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 30 de julho a 5 de agosto:

A Fabulosa Máquina do Tempo, de Eliza Capai (Brasil, 2026) 

Numa pequena cidade do sertão do Piauí, meninas navegam entre TikTok, cultos evangélicos e sonhos. Ao inventarem uma máquina do tempo, elas revisitam as histórias duras de suas mães e avós, marcadas pela pobreza e desigualdade, e viajam para um futuro onde se enxergam livres e realizadas.

A Professora de Piano (Relançamento), de Michael Haneke (Áustria/França, 2001) 

Erika Kohut leciona piano no Conservatório de Viena. Prestes a completar 40 anos, ela vive confinada em casa com a mãe, uma influência da qual só consegue escapar durante suas visitas frequentes a cinemas pornô e peepshows. Sua sexualidade é marcada por um voyeurismo mórbido e pela automutilação masoquista, até que um de seus alunos decide seduzi-la.

Futuro Futuro, de Davi Pretto (Brasil, 2025)

Num futuro próximo, em uma cidade brasileira chuvosa e desigual, K, um homem de 40 anos sem memória, é acolhido por um clickworker solitário. Ao experimentar um dispositivo de IA viciante, ele inicia uma jornada trágica e absurda em busca de seu lugar no mundo. 

Veja os horários das sessões na página do cinema

Categorias relacionadas