Ufes sedia Conferência Internacional sobre Plastinação

13/07/2015 - 12:23  •  Atualizado 14/07/2015 12:39
Compartilhe
A XI Conferência Interina Internacional de Plastinação, um dos mais importantes eventos realizados no País nesta área, começa nesta segunda feira, dia 13, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, em Maruípe.
 
Profissionais, pesquisadores e professores do Brasil e de outros países estarão discutindo em Vitória as novas tecnologias de plastinação, um procedimento técnico moderno de preservação de matéria biológica. A plastinação consiste em extrair os líquidos corporais, como água e lipídios, por meio de métodos químicos - evitando que haja a decomposição dos materiais -, substituindo-os por resinas elásticas de silicone. Esta técnica tem como vantagem a conservação dos corpos, sem necessidade de manutenção. O método permite ainda que sejam expostos músculos, veias, cérebro e sistema nervoso sem qualquer risco de dano aos corpos e sem necessidades de câmaras frias para a conservação.
 
“Este evento científico é uma oportunidade especial para discutir e trocar experiências na área de plastinação, além de aprender a técnica na prática com um grupo seleto de profissionais de diferentes partes do mundo”, enfatiza o professor da Ufes e coordenador da conferência, Athelson Stefano Bittencourt.
 
Durante o evento, serão abordadas as novas técnicas de dissecção de corpos humanos e de animais, a desidratação e uso do silicone, a técnica de Sandwich, entre outros temas. Além disso, haverá apresentação de trabalhos e pesquisas que estão em andamento na área de plastinação, palestras, oficinas e pôsteres. Os debates terminam na quinta-feira, 16.
 
Mais informações pelo telefone 3335.7363.
 
 
 
Texto: Jorge Medina
 
Foto: Internet
 
Edição: Ana Paula Vieira