Ufes realiza nesta segunda, 10, a solenidade de lançamento do PDI 2015-2019

07/08/2015 - 17:43  •  Atualizado 10/08/2015 17:46
Compartilhe

A Ufes lança nesta segunda-feira, 10, seu Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2019 (PDI). A solenidade será realizada às 10 horas, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras. O trabalho foi finalizado após uma ampla discussão com a comunidade universitária, gestores da Universidade e de outras entidades, com uma representação de aproximadamente 80 instituições.

A solenidade de lançamento vai contar com a apresentação de um espetáculo do projeto de extensão Formação em Dança (Fordan), realizado em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias. A produção integra vários estilos de dança como hip hop, samba de gafieira, contemporâneo, afro, tango e dança de rua. São cerca de 30 integrantes, entre dançarinos e coreógrafos, todos alunos bolsistas e voluntários do projeto.

O objetivo do PDI é definir e sistematizar a missão, o diagnóstico estratégico, a visão de futuro, os objetivos e projetos estratégicos da Universidade para os próximos cinco anos. O documento possibilita criar uma referência para a condução das ações institucionais, além de permitir seu monitoramento e avaliação. Sua finalidade principal é proporcionar o ambiente ideal para o desenvolvimento da instituição.

O reitor Reinaldo Centoducatte explica que a Universidade não pode ser um ente acadêmico isolado. “O Plano é um balizador fundamental ao planejamento e ao desenvolvimento da Universidade, pois projeta a nossa instituição para o futuro. Um documento que nasce de minuciosa revisão do planejamento anterior e que evolui a partir da construção de um processo sedimentado no diálogo entre as unidades acadêmicas e administrativas da Universidade, em interação com representantes da sociedade organizada”, ressaltou.

Legislação

O PDI 2015-2019 é resultado da revisão do PDI 2010-2014 e foi elaborado em observância à Lei nº 10.861/04 e ao Decreto nº 5.773/06. Os resultados apresentados são derivados da metodologia participativa e definem as linhas mestras de atuação da instituição para os próximos cinco anos, sendo referenciada nas seguintes áreas estratégicas: Ensino, Pesquisa, Extensão, Assistência e Gestão.

O PDI é a segunda etapa do processo de reestruturação do sistema de planejamento da Ufes, que começou nos dias 28 e 29 de junho de 2012, com o Seminário de Alinhamento de Gestão, dirigido a todas as unidades gestoras da Universidade. Após a definição das macrometas para as grandes áreas estratégicas, foram elaborados os Planos Setoriais para todas as unidades da Ufes, fechando o ciclo de planejamento.

Texto: Hélio Marchioni
Edição: Thereza Marinho