Ufes sedia Simpósio Internacional de Astronomia a partir desta terça, 11

10/08/2015 - 17:36  •  Atualizado 11/08/2015 18:14

A Ufes sedia a partir desta terça-feira, 11, o I Simpósio Internacional de Astronomia e o 2° Encontro de Astronomia do Gaturamo Observatório Astronômico (GOA), que abordarão o tema “Luz além das lâmpadas”.

Minicursos, oficinas, observações solares e noturnas e sessões de planetário serão parte da programação que será realizada até 14 de agosto, em diversas partes do campus de Goiabeiras.

O evento vai contar com a participação do astrono-mágico francês, Florian Gourgeot, que fará uma apresentação aberta ao público, às 11 horas, do dia 12, no Teatro Universitário. A pesquisadora do Observatório Espacial de Raios X Chandra, da NASA, Kimberly Arcand, e o pesquisador do La Silla Observatório, do Chile, Jorge Melnick, também estarão presentes.

Além disso, exposições fotográficas e de meteoritos também serão abertos ao público e vão acontecer nas salas de aula do Centro de Ciências Exatas (CCE).

O coordenador do GOA, Márcio Malacarne destacou a importância da realização do evento para a universidade: “Vamos ter o contato direto com pesquisadores dos maiores observatórios do mundo. E isso contribui bastante para desenvolvimentos astronômico e artístico tanto para Ufes quanto para o cenário capixaba”.

O Simpósio Internacional de Astronomia tem por finalidade divulgar a produção, atividades e inovações astronômicas desenvolvidas no Espírito Santo e estimular o crescimento e o interesse de professores pesquisadores, estudantes de diferentes áreas e do público em geral pela astronomia.

A realização dos eventos tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), da Pró-Reitoria de Extensão da Ufes (Proex), do Centro de Ciências Exatas (CCE) e de estudantes.

A programação completa dos eventos está disponível no endereço eletrônico www.astro.ufes.br/siag2015 .

Texto: Ana Carolina Sabino (bolsista de projeto de Comunicação)