Definidos calendário e normas de pesquisa para escolha de reitor e vice-reitor

12/08/2015 - 18:13  •  Atualizado 21/08/2015 09:59
Compartilhe

Os conselhos Universitário; de Ensino, Pesquisa e Extensão; e de Curadores da Ufes, reunidos em sessão conjunta na terça-feira, 11, aprovaram o calendário e as normas da pesquisa para indicação de nomes para a escolha de reitor e vice-reitor, que será realizada no dia 22 de setembro, em primeiro turno. O período para inscrição de chapas é de 17 a 20 de agosto. O segundo turno, se ocorrer, está definido para o dia 6 de outubro.

O resultado oficial será divulgado no dia 21 de outubro pela Comissão Coordenadora da Pesquisa (CCP) – responsável pela condução de todo o processo –, composta por representantes dos conselhos superiores e dos três segmentos acadêmicos. O presidente é o professor Armando Biondo Filho, diretor do Centro de Ciências Exatas e presidente da Comissão de Orçamento e Finanças do Conselho Universitário. Veja entrevista realizada pela TV Ufes com o professor Armando:  http://migre.me/racmC
 
A pesquisa será realizada nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus, das 7 às 21 horas, e será informatizada, com suporte técnico e logístico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). De acordo com a resolução dos conselhos, não haverá segundo turno no caso de uma chapa alcançar pontuação superior à soma dos pontos das demais chapas. A inscrição dos candidatos a reitor e vice-reitor será feita em chapa única. Os candidatos deverão ser professores do quadro permanente da Ufes, estar enquadrados em um dos dois níveis mais elevados da carreira e ser portador do título de doutor.
 
Pesquisa paritária
 
Poderão participar da pesquisa, como eleitores, todos os professores, técnico-administrativos e estudantes regularmente matriculados na graduação presencial e a distância, na pós-graduação (doutorado e mestrado), na residência médica e residência multiprofissional. De acordo com o presidente da CPP, Armando Biondo Filho, a pesquisa será paritária; ou seja, em cada segmento – professor, técnico e estudante – a pontuação de cada chapa será calculada observando o total de votantes, incluindo eventuais votos nulos e brancos.
 
De acordo com a resolução dos conselhos, o eleitor poderá votar somente uma vez, mesmo se tiver diferentes vínculos com a Universidade – técnico-administrativo e estudante, por exemplo. O eleitor que participar da pesquisa deverá, na respectiva seção receptora de votos, se identificar com documento de identidade com foto. Na apuração do resultado será obedecida a ponderação de 1/3 para cada segmento acadêmico. O período para divulgação das propostas das chapas será de 27 de agosto a 21 de setembro, com previsão de debates temáticos entre as chapas – 9 de setembro, às 15h, no campus de São Mateus; no dia 11, às 9h, em Maruipe; no dia 14, às 18h, em Goiabeiras; e no dia 17, às 15h, em Alegre. Conheça a composição da CCP, o calendário e as normas da pesquisa em www.pesquisareitor.ufes.br. Informações podem ser solicitadas pelo e-mail pesquisareitor@ufes.br.