Cine Metrópolis recebe pela segunda vez o projeto Cinemas em Rede

11/05/2016 - 11:06  •  Atualizado 12/05/2016 18:55

Nesta quinta-feira, 12, o Cine Metrópolis exibe na sessão das 19 horas o longa-metragem Retratos de Identificação, de Anita Leandro. O documentário mostra dois integrantes da resistência à ditadura militar, Antônio Roberto Espinosa e Reinaldo Guarany, vendo, pela primeira vez, fotografias tiradas pela polícia relativas às suas prisões. A exibição faz parte da segunda edição do projeto Cinemas em Rede na Ufes e a entrada é gratuita.

Realizado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, o filme é resultado de uma pesquisa universitária iniciada em 2010, junto aos acervos das agências de repressão brasileiras. Os retratos mostrados no filme foram encontrados nos acervos do Departamento de Ordem Política e Social do Estado da Guanabara - DOPS/GB (Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro), do Serviço Nacional de Informações - SNI (Arquivo Nacional) e do Superior Tribunal Militar. Além dos arquivos da polícia, Retratos de Identificação reúne o testemunho de dois sobreviventes da guerrilha e arquivos orais extraídos de dois documentários rodados em Santiago (Chile) em 1971, Brazil: a Report on Torture, de Saul Landau e Haskel Wexler, e Não é hora de chorar, de Luiz Alberto Sanz e Pedro Chaskel.

O projeto Cinemas em Rede é desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com os Ministérios da Cultura (MinC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ele interconecta diversos cinemas universitários pelo país por meio da rede acadêmica. Uma pesquisa realizada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que apenas 10,4% dos 5.570 municípios brasileiros possuem uma sala de cinema. No entanto, em várias localidades existe um campus universitário ou de instituto federal atendido pela RNP.

Além da Ufes outras 11 instituições participam do Projeto: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Sala Redenção – Cinema Universitário); a Universidade de São Pauolo - USP (CINUSP e Escola de Comunicação e Artes-ECA);  a Cinemateca Brasileira (MinC); a Universidade Federal da Bahia - UFBA (Saladearte Cinema da UFBA); a Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ, em Recife; a Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (Cine Vila Rica); a Universidade Federal da Paraíba - UFPB (Cine Aruanda); a Universidade Federal de Goiás - UFG (Cine UFG); a Universidade Federal Fluminense - UFF (Cine Arte UFF); a Universidade Federal de Pelotas - UFPel; e a Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Uma das possibilidades do projeto é compartilhar conteúdos, mostras e ciclos em tempo real entre estes pontos de cinema.

Estreia da semana

Além da realização do Cinema em Rede, entram em cartaz esta semana no Metrópolis os filmes Nós, Eles e Eu, de Nicolás Avruj na sessão das 16h30 (à exceção do dia 12, quando será exibido às 17h15); e o Cortinas Fechadas (Pardé), de Jafar Panahi, que estreia na sexta-feira, 13, na sessão das 20 horas.

A programação completa está disponível no site http://cinema.ufes.br/programa-semana .

Texto: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)