Sisu/Ufes 2017: saiba mais sobre as etapas da matrícula

02/02/2017 - 17:58  •  Atualizado 10/02/2017 10:50

Os candidatos classificados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem realizar a pré-matrícula on-line a partir desta sexta-feira, 3 de fevereiro. Esse procedimento é obrigatório e consiste na confirmação do interesse pela vaga. A pré-matrícula será realizada via internet, no site www.sisu.ufes.br/pré-matrícula-online, até o dia 8 de fevereiro, conforme prorrogação comunicada pela Pró-Reitoria de Graduação (veja aqui). Ao final do preenchimento, os estudantes devem imprimir o comprovante e, se optante, a declaração para o sistema de reserva de vagas.

Depois da pré-matrícula, os estudantes deverão realizar o cadastramento de matrícula definitivo, também obrigatório. Esta etapa estava prevista para ocorrer entre os dias 13 e 17 de fevereiro, mas foi adiada, conforme nota publicada aqui. Na matrícula presencial, os estudantes deverão comparecer à Ufes e apresentar a documentação exigida no edital de matrícula.

O não comparecimento ao ato do cadastramento de matrícula definitivo, ou a não apresentação da documentação exigida implica a perda do direito aos resultados da classificação. Esse cadastramento poderá ser realizado pelo próprio candidato ou por procurador, munido de Cédula de Identidade (CI) emitida por órgão competente ou CNH, portando o instrumento de procuração simples e toda a documentação exigida ao candidato.

Locais da matrícula definitiva

O cadastramento de matrícula definitivo dos candidatos classificados para os cursos oferecidos em Vitória, dos campi de Goiabeiras e Maruípe, será realizado no campus de Goiabeiras, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), nos dias e horários descritos no anexo V do edital de matrícula. O campus de Goiabeiras está situado à Av. Fernando Ferrari, nº 514.

O cadastramento de matrícula definitivo dos candidatos classificados para o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) será realizado na Secretaria Única de Graduação (Sugrad) do campus de São Mateus. O campus está localizado na Rodovia BR 101 Norte Km. 60, Bairro Litorâneo. Os dias e horários também estão descritos no anexo V do edital de matrícula.

Já os classificados para os cursos do campus de Alegre farão o cadastramento de matrícula definitivo no auditório do Prédio Central, localizado no Alto Universitário, s/nº, Guararema, em Alegre, conforme anexo V.

Optantes

Nos mesmos dias e horários da matrícula definitiva, os optantes das modalidades 1 e 2 do sistema de reserva de vagas da Ufes devem, primeiramente, apresentar a documentação à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) para comprovação de renda. Em Goiabeiras, a Proaeci montará a sua estrutura no IC 1, prédio ao lado do auditório do CCE. Em São Mateus ambos os expedientes ocorrem no mesmo local, a Sugrad, e em Alegre a comprovação de renda será no Sasas-Prédio Castelinho e o preenchimento da autodeclaração das modalidades 1 e 3 na Sugrad-Prédio Central. As orientações completas estão no edital de matrícula.

Os candidatos autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI) deverão apresentar autodeclaração quanto à condição de Preto, Pardo ou Índio, fornecida e preenchida nos dias e locais citados no anexo V do edital de matrícula, na presença da Comissão de Validação de Autodeclaração Étnico-racial. Os candidatos autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas, não poderão realizar o preenchimento da autodeclaração étnico racial por procuração.

Uma equipe da Proaeci vai recepcionar os classificados e estará apta a orientar os estudantes ingressantes.

Todos os editais e informações estão disponíveis no site www.sisu.ufes.br.

Atualizado em 06/02, às 15h05.

Atualizado em 10/02, às 11h50.

Texto: Ana Paula Vieira