Ufes e Cesan firmam parceria para desenvolver redes de esgoto mais econômicas

07/03/2017 - 17:35  •  Atualizado 09/03/2017 16:27
Compartilhe

Uma parceria entre a Ufes e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) poderá viabilizar o desenvolvimento de uma rede de tratamento de esgoto mais econômica e sustentável, reduzindo o impacto causado pelo lançamento, no meio ambiente, de resíduos gerados nesse processo de tratamento.O convênio entre as duas instituições será formalizado nesta quinta-feira, 9, às 15 horas, na Sala das Sessões dos Conselhos Superiores da Ufes, no prédio da Reitoria, campus de Goiabeiras.

A parceria foi possível graças a pesquisas que vêm sendo realizadas no Departamento de Engenharia Ambiental da Ufes, visando o aproveitamento do potencial econômico de produtos gerados nas estações de tratamento de esgoto.

Segundo o professor Ricardo Gonçalves Franci, um dos responsáveis pelo Grupo de Pesquisa Núcleo Água, o trabalho desenvolvido parte de uma nova concepção do esgoto como fonte de recursos. "A inovação do projeto está na capacidade do sistema em gerar produtos com alto valor agregado, como biogás,  água de reúso e nutrientes recicláveis, que poderão ser comercializados a preços altamente competitivos no mercado", afirmou Franci.

Utilização

A água de reúso, por exemplo, pode ser utilizada tanto para fins domésticos quanto industriais, como a limpeza de calçadas, resfriamento de caldeiras e irrigação de plantações. Já o resíduo resultante, rico em nutrientes, pode ser utilizado na agricultura. Outra utilização para o material residual desse processo de tratamento é como uma fonte de energia, o biogás.

Segundo o professor Servio Tulio Alves Cassini, também do Departamento de Engenharia Ambiental da Ufes, esse biogás poderá ser utilizado nas próprias estações de tratamento de esgoto em que for gerado. "Essa proposta proporcionará uma redução de custos no tratamento de esgoto", declarou.

A parceria entre as instituições prevê a utilização, pelos estudantes e pesquisadores do curso de Engenharia Ambiental da Ufes, de uma estação modelo de tratamento de esgoto instalada na Cesan.


Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho
Foto: Cesan