Curso de Direito da Ufes obtém nota máxima no Enade 2015

08/03/2017 - 18:07  •  Atualizado 09/03/2017 17:49

O curso de Direito da Ufes obteve nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) referente ao ano de 2015. A Universidade ficou com nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira, 8.

Outros dez cursos da Universidade também foram avaliados: os cursos de Administração (matutino e noturno), Ciências Contábeis (matutino e noturno), Publicidade e Propaganda, Psicologia e Jornalismo ficaram com nota 4. Já os cursos de Ciências Contábeis na modalidade EAD, Ciências Econômicas e Design obtiveram nota 3.

Para o chefe do Departamento do curso de Direito, Flávio Cheim, o resultado é extremamente positivo e é fruto de um conjunto de fatores. “Foi fundamental o apoio da Universidade na abertura de concursos públicos para admissão de professores com doutorado, a integração do curso de Mestrado com a graduação e o compromisso dos alunos com o Enade, já que em anos anteriores houve boicote”, destacou ele.

Após a suspensão dos vestibulares de 2013 e 2014, em função do boicote dos estudantes ao Enade, o curso de Jornalismo obteve nota 4, nesta edição. Segundo o ex-coordenador do curso, Rafael Paes, os alunos perceberam o custo social do boicote. “Nos anos de 2009 e 2012 ficamos com notas abaixo de 3 no Enade, e por três semestres não tivemos a entrada de novos alunos no curso. Pela primeira vez os estudantes de Jornalismo não boicotaram a prova e o resultado foi muito positivo”.

Em relação aos cursos com nota 3, a Secretaria de Avaliação Institucional da Universidade informa que vai analisar junto aos coordenadores dos colegiados desses cursos quais foram os itens que influenciaram negativamente na nota para que medidas de melhoria possam ser implementadas. Já o curso de Ciências Contábeis na modalidade EAD foi encerrado em setembro de 2014 e já não integra o quadro de cursos da Universidade.

Enade

O Conceito Enade é um indicador de qualidade, divulgado anualmente, que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no exame. O resultado também divulgou o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores com base na avaliação de desempenho de estudantes (Enade), corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos.

As tabelas com as informações completas sobre o Enade 2015 e o CPC estão disponíveis no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br .

Texto: Hélio Marchioni