Pesquisadores realizam estudo inédito sobre evolução do relevo da Ilha da Trindade

28/05/2019 - 17:44  •  Atualizado 05/06/2019 10:56

Uma equipe de pesquisadores da Ufes, coordenada pelo professor do Departamento de Geografia Eberval Marchioro, acaba de voltar de uma expedição à Ilha da Trindade, que fica a 1.200 km de Vitória, onde realizou um estudo inédito no Brasil. O projeto denominado Análise da morfologia e morfometria da Ilha da Trindade: conectividades hidrológicas, pretende compreender a evolução do relevo da Ilha a partir de processos de erosão que ocorrem naturalmente, mas que também podem ser potencializados pela ação humana.

Esta e outras matérias são destaque da edição 543 do jornal Informa. Clique no link e acesse o jornal na íntegra.

“É muito comum estudar a evolução do relevo em áreas continentais, mas isso é raro quando se trata de ilhas oceânicas”. A afirmação é do estudante do mestrado em Geografia da Ufes Gabriel Nogueira, que desenvolve sua pesquisa na região e foi o responsável pela ideia de realizar esses estudos na Ilha.

Entre outras atividades, a equipe da Ufes instalou seis pluviógrafos na Ilha, com o objetivo de verificar a distribuição espacial da precipitação pluvial e seus efeitos sobre o relevo. Além disso, está sendo desenvolvido um levantamento topográfico do relevo para a obtenção de cotas altimétricas da região. “Os resultados obtidos pela pesquisa poderão subsidiar planos de manejo e planejamento ambiental, levando-se em  consideração os parâmetros hidrogeomorfológicos que estão sendo obtidos em campo”, destacou Marchioro.

Parceria

A pesquisa é uma parceria com a Marinha do Brasil, responsável pelo transporte oceânico, permanência e segurança na Ilha. Cada viagem é feita em navio da Marinha e demora de três a cinco dias, dependendo das condições climáticas.

Os estudos têm a participação de alunos de graduação e de pós-graduação de Geografia da Ufes e estão vinculados ao Laboratório de Monitoramento e Modelagem de Sistemas Ambientais (Lamosa), um projeto de extensão da Universidade, que realiza pesquisas em Geomorfologia e Hidrologia por meio de monitoramento de campo e de modelos matemáticos de bases físicas. Um exemplo do trabalho do Lamosa é uma pesquisa de doutorado que vai mapear áreas de vulnerabilidade e risco de deslizamentos de todo o município de Vitória.

A pesquisa sobre a Ilha de Trindade e todos os projetos do Lamosa estão disponíveis no endereço eletrônico lamosageoufes.wixsite.com/ufes.

Texto: Hélio Marchioni
Foto: Nogueira/Marchioro