Esculturas históricas são restauradas no Núcleo de Conservação e Restauração da Ufes

30/05/2019 - 17:49  •  Atualizado 05/06/2019 10:55
Compartilhe

Um programa de estágio da disciplina de Restauração, do curso de Artes Plásticas da Ufes, permitiu a conservação e restauração de quatro peças do acervo do Centro de Artes. Desenvolvido desde 2017 pela bacharel em Artes Plásticas Alda Luzia Pessotti e concluído em abril deste ano, o trabalho foi realizado no Núcleo de Conservação e Restauração do Centro de Artes e envolveu dois bustos masculinos, um pé romano e o busto de Homero Massena.

Esta e outras matérias são destaque da edição 543 do jornal Informa. Clique no link e acesse o jornal na íntegra.

A primeira peça restaurada, ainda em 2017, foi o busto de figura masculina feito por Zeny Alves de Albuquerque (1922-1987), ex-professora da Ufes. Já em 2018, Alda fez o trabalho de conservação e restauro do busto de um filósofo grego (sem data e com assinatura ilegível) e de uma peça de gesso de pé romano (datada de 1957, de autoria de Regina Silva Vivacqua). Do final de 2018 até este ano, veio o trabalho mais representativo: o restauro do busto de Homero Massena (1885-1974), primeiro diretor e professor de Desenho e Pintura da antiga Escola de Belas Artes. Feito em 1960 pelo professor de modelagem e escultura da Ufes Carlos Crepaz, o busto está alocado na recepção do prédio da direção do Centro de Artes. 

Sobre o restauro desta peça, Alda é enfática: “Foi ali que experimentei momentos de apreensão e satisfação constantes: pela figura do representado, pelo seu autor, pelos problemas presentes no interior e perdas externas no gesso e na tinta monocromática que o reveste”.

Todas as atividades tiveram a supervisão do professor aposentado Attilio Colnago e a orientação das restauradoras Albanize Monteiro e Thaís Venuto, do Núcleo de Conservação e Restauração. “Foram quatro peças diferentes, que exigiram intervenções de técnicas de conservação e materiais para restauro distintos. Aprendizagem e desafios vencidos a cada peça restaurada”, finaliza Alda.

Na foto, o busto de Homero Massena restaurado.


Texto: Adriana Damasceno
Foto: Núcleo de Conservação e Restauração do Centro de Artes
Edição: Thereza Marinho