Professora do Criarte lança obra sobre literatura e educação

21/08/2019 - 17:42  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

Foi a partir do projeto de pesquisa Transição educação infantil e ensino fundamental, desenvolvido na Ufes entre 2015 e 2016, que a professora do Centro de Ensino Infantil Criarte (CEI Criarte) Elis Beatriz de Lima Falcão decidiu publicar a obra Sobre lagartas e borboletas e sobre não ter medo de voar, que será lançada no dia 22 de agosto, às 18 horas, no salão da Associação de Docentes da Ufes (Adufes). A entrada é gratuita.

O lançamento do livro faz parte das comemorações pelos 65 anos da Ufes. A obra apresenta uma investigação acerca da transição da educação infantil para o ensino fundamental, abordando como as práticas de leitura podem ser um elo no processo. A perspectiva bakhtiniana de linguagem, que valoriza o processo social e dialógico de construção de sentidos, trazendo a concepção de infância como produtora de cultura, ancora os capítulos do livro, destinado a profissionais da educação.

Além de Elis, que é autora e organizadora do livro, outras cinco pessoas participam da obra: Lorrana Neves Nobre, Luciana Domingos de Oliveira, Luciana Pimentel Rhodes, Monique Linciano Costa e Raquel Krauzer Alves. Segundo a organizadora, o pensamento era fazer da obra um grande diálogo envolvendo os referenciais teóricos, as crianças, os professores, os estudantes de pedagogia e os colaboradores. “Esse diálogo orientou a escrita do livro. As vozes dos demais autores possuem um olhar específico do que foi vivenciado, que dialoga e difere. Nosso objetivo foi deixar que a escrita apresentasse as muitas vozes do discurso, cada uma com seu ponto de vista”, analisa.

A professora Elis, graduada e mestre em Educação pela Ufes, conta que a história deste livro está ligada às inquietações trazidas pelo período acadêmico: “As experiências acadêmicas e profissionais no âmbito desta Universidade foram significativas em minha formação. Aqui compreendi que a formação do leitor e produtor de textos se dá na relação com o outro e, portanto, com mediação qualificada”.

A organizadora

Elis Beatriz é graduada em Pedagogia, mestre em Educação e doutoranda em Psicologia pela Ufes. Atuou em espaços de formação de professores nos âmbitos municipal, estadual e federal entre 2008 e 2015.

Em 2014, após aprovação em concurso público, tornou-se professora do ensino básico, técnico e tecnológico do CEI Criarte, onde passou a coordenar o projeto de ensino Transição Educação Infantil e Ensino Fundamental. Tal projeto tinha como objetivo desenvolver práticas pedagógicas que contribuíssem para a articulação entre as etapas da educação básica, educação infantil e ensino fundamental, e para a transição das crianças.

No final de 2018, Elis foi a vencedora da etapa nacional do 11º Prêmio Professores do Brasil, na categoria Pré-Escola, com o projeto Alfabetização na educação infantil: a dimensão simbólica da escrita.

Texto: Adriana Damasceno

Edição: Ana Paula Vieira