Inscrições abertas para o Programa Bolsa Permanência

23/08/2019 - 13:52  •  Atualizado 27/08/2019 16:38

Estão abertas, até o dia 30 de agosto, as inscrições para o Programa Bolsa Permanência, do Ministério da Educação (MEC), destinado a estudantes indígenas e quilombolas. Os interessados devem se inscrever pelo site http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso, anexando toda a documentação solicitada.

A documentação requerida inclui autodeclaração do candidato; declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas; declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) de que o estudante indígena reside em comunidade indígena ou comprovante de residência em comunidade indígena; declaração da Fundação Cultural Palmares de que o aluno quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola; e termo de compromisso do bolsista. Mais informações sobre a documentação e os modelos das declarações estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) (clique aqui para acessar).

O Programa Bolsa Permanência é uma política pública voltada à concessão de auxílio financeiro aos estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação presencial ofertados por instituições federais de ensino superior, para contribuir com a permanência e a diplomação dos beneficiados.

Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail dae.proaeci@ufes.br ou pelos telefones (27) 4009-2040 e (27) 3335-7027.

Texto: Ana Paula Vieira