Biblioteca Central abre exposição sobre os negros na literatura

29/10/2019 - 17:21  •  Atualizado 01/11/2019 16:22

O Negro na Literatura: um passeio pela história é a nova mostra inaugurada pela Biblioteca Central, no campus de Goiabeiras, nesta terça-feira, 29. A exposição traz 11 pinturas inéditas produzidas por estudantes do 8º ano A da Escola Municipal de Ensino Fundamental Hilário Vieira da Silva e é coordenada por profissionais da Prefeitura de Cariacica.

A bibliotecária Ingrid Pereira conta que pensou em criar a exposição após perceber o baixo número de negros ocupando a posição de protagonistas nos livros do acervo da biblioteca da escola. “Comentei com a professora de História (Nádia Oliveira) e tivemos a ideia de pegar os livros com esses personagens negros. Pedimos para os estudantes lerem, produzirem uma resenha do texto lido e, em seguida, fazerem a releitura em forma de pintura”, explica ela. A professora de Arte Janiny Miranda auxiliou a equipe durante o processo de produção das telas.

Imagem

Segundo Ingrid, fazer uma exposição sobre a temática negra é importante para mostrar o equívoco que o imaginário popular tem da negritude: “A imagem histórica do negro é cheia de pobreza, miséria e dores. Nós nos acostumamos a pensar o negro, principalmente o escravizado, como uma forma de vida precária, com tristezas e pesares, e não é bem assim. Nossas histórias não são feitas só de dores, mas também de resistências”.

Para a bibliotecária, a representatividade do negro na literatura, como personagem ou como autor, faz a criança pensar um mundo diverso e realista. “Aprendemos a contar as histórias de modo que angariamos ajudas, amizades, carinhos e mais força para nos mantermos no combate. Não podemos, de maneira nenhuma, pensar que há uma única história sobre diversas culturas e povos”, enfatiza.

Sobre apresentar os trabalhos dos estudantes de Cariacica na Biblioteca Central, Ingrid acredita que a importância está na visibilidade: “A exposição na Ufes vai levar nossa mensagem a um público que não alcançaríamos de outra forma”.

A mostra O Negro na Literatura: um passeio pela história fica em exibição na Biblioteca Central até o dia 29 de novembro. O público pode visitar as obras de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.

Texto: Adriana Damasceno
Foto: Ilustração produzida pelas estudantes Ana Carolina, Gabriely, Luciana e Rayana