Ana Maria Freire fala sobre contribuições da obra freiriana em aula inaugural do Centro de Educação

10/03/2020 - 15:03  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

Contribuições da obra freiriana para a educação em contraposição aos ataques à memória e às ideias de Paulo Freire no contexto do Brasil atual. Foi com sobre esse tema que Ana Maria Freire (na foto, sentada ao centro), doutora em Educação e viúva de Paulo Freire, ministrou palestra na aula inaugural do Centro de Educação da Ufes, realizada nesta terça-feira, 10, no auditório do Centro de Ciências Exatas, campus de Goiabeiras.

Nita Freire, como prefere ser chamada, falou para professores e estudantes em um auditório lotado sobre sua carreira na educação, sobre as obras de Paulo Freire e principalmente sobre retrocessos sofridos na educação, comparados por ela ao que fora vivido antes da Era Vargas – período de governo de Getúlio Vargas na presidência do Brasil, entre 1930 e 1945.

A palestrante se dedica, atualmente, a divulgar a obra de Paulo Freire. É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Moema, e mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Homenagem

No evento, houve ainda uma homenagem a Paulo Freire, cujo nome foi dado a um dos edifícios atende as atividades acadêmicas do Centro de Educação da Ufes.

Paulo Freire foi educador, filósofo e escritor, faleceu em maio de 1997 e é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial.

Texto e foto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)