Ufes comunica com pesar o falecimento do ex-presidente da Andifes Tomaz Aroldo da Mota Santos

18/06/2020 - 12:06  •  Atualizado 18/06/2020 16:35

A Administração Central da Ufes comunica com pesar o falecimento do ex-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) Tomaz Aroldo da Mota Santos, ocorrido na manhã dessa quinta-feira (18), em Belo Horizonte (MG).

Primeiro reitor negro e defensor da universidade pública, Tomaz da Mota tinha 76 anos e foi presidente da Andifes entre 1997 e 1998, quando criou a Rede Negritude. Muito antes do sistema de cota racial ter sido implementado nas universidades, já defendia direitos e inclusão.

Em sua trajetória acadêmica, foi reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os anos de 1994 e 1998 e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) entre 2015 e 2016.

Graduado em Farmácia-Bioquímica pela UFMG, doutor em Bioquímica e Imunologia pela mesma instituição e pós-doutor em Imunologia pelo Instituto Pasteur de Paris, Tomaz da Mota era professor emérito da UFMG.

Em nome de toda a comunidade acadêmica, a Administração Central da Ufes manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos do professor.