Fapes abre chamadas públicas com 290 bolsas para mestrado e doutorado

09/12/2021 - 17:50  •  Atualizado 13/12/2021 17:00

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) abriu nessa quarta-feira, 8, os editais do Programa de Capacitação de Recursos Humanos na Pós-Graduação (Procap) 2022 – Mestrado e Doutorado. As chamadas públicas destinam mais de R$ 21,3 milhões em 290 bolsas de estudo.

Poderão submeter propostas os Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu vinculados a instituições de ensino superior e/ou de pesquisa, públicas ou privadas, localizadas no Espírito Santo, que mantêm cursos de mestrado e de doutorado.

Ao todo, serão ofertadas 190 bolsas de mestrado, que somam recursos de mais de R$ 8 milhões, e 100 bolsas de doutorado, totalizando aproximadamente R$ 13 milhões. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec).

A diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel, falou sobre o aumento na oferta de bolsas em cada modalidade do Procap 2022. “O aumento do número de bolsas de mestrado e de doutorado demonstra o quanto o Governo do Estado acredita na produção do conhecimento na ciência, tecnologia e inovação. Nós tivemos um aumento muito significativo. No doutorado, são 33% a mais de bolsas, e no mestrado quase 60% a mais do quantitativo de bolsas. De fato, para o Espírito Santo avançar no seu desenvolvimento e produção, a melhor maneira de fazer isso é justamente investindo na formação de recursos humanos para ciência”, destacou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Valdemar Lacerda Jr., destacou que esta ação vem atender a uma demanda que foi apresentada pela Universidade. “O Governo do Estado, através da Fapes e com o Procap 2022, demonstra sua preocupação com o sistema de pesquisa e pós-graduação do Espírito Santo. É um aumento expressivo na quantidade de bolsas ofertadas, que atende uma demanda apresentada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes. É importante destacar também que, além do aumento do quantitativo de bolsas, a Fapes reajustou o valor no ano passado, oferecendo uma quantia superior às que são pagas pela Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] e pelo CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico], que permanecem com valores congelados há 10 anos. Além disso, esta ação da Fapes vai em direção oposta à das agências federais, a Capes e o CNPq, que estão diminuindo a oferta do número de bolsas ano após ano”, frisou.

Como submeter

As submissões poderão ser realizadas na Plataforma SigFapes até 14 de janeiro. A Fapes ressalta que as chamadas públicas são exclusivas para os programas de pós-graduação e não é possível submeter uma proposta enquanto aluno ou orientador.

Os bolsistas de mestrado receberão bolsas de R$ 1.850 por mês para executar seus projetos em até 24 meses. Já os bolsistas de doutorado vão receber R$ 2.700 por mês para desenvolverem as propostas selecionadas em até 48 meses.

O Procap Mestrado e Doutorado tem o objetivo de contribuir para a construção de uma base sólida de pesquisadores altamente qualificados e para o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapes