Abordar a influência das tecnologias na produção artística. Essa é a proposta do livro Arte hacker: linguagens e materialidades da diferença tecnológica, lançado pelo professor do Departamento de Artes Visuais e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) Daniel Hora.
A obra foi publicada pela Editora da Ufes (Edufes) e está disponível gratuitamente, em formato digital. Para acessar, basta clicar em http://repositorio.ufes.br/handle/10/12225.
Resultado da tese de doutorado Teoria da Arte Hacker: Estética, Diferença e Transgressão Tecnológica, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília (UnB), o livro trata da produção artística marcada pela exploração e transgressão do funcionamento das tecnologias. O professor considera, sob perspectivas fundamentais, os processos criativos, a crítica e a curadoria, sobretudo num cenário tecnológico marcado pela rápida obsolescência dos dispositivos e pela contínua inovação industrial e comercial.
Segundo Daniel Hora, essa produção artística, denominada “art hacker”, enfrenta agora o poder crescente da economia de plataformas digitais, a amplitude dos sistemas de vigilância e rastreamento de dados e o desenvolvimento exponencial da inteligência artificial generativa.
“O livro se dirige tanto à comunidade acadêmica, quanto aos agentes culturais externos e quaisquer pessoas interessadas na arte contemporânea. Além disso, o livro contém algumas informações atualizadas, como imagens, textos de referência e links das obras de arte citadas para localização na internet”, comentou o autor.