Editores de periódicos da Ufes participam de capacitação sobre gestão de publicação científica

06/06/2024 - 14:14  •  Atualizado 07/06/2024 16:09
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Professora compartilha conteúdo com alunos atentos em sala de aula

Os editores de periódicos publicados pela Ufes estão participando nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7, de uma capacitação e atualização em Open Journal System (OJS). O evento sobre o software livre, desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação científica periódica eletrônica, é ofertado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e acontece no campus de Goiabeiras, em Vitória.

A capacitação é ministrada pela mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela Faculdade de Educação da Unicamp Suely Soares. A professora do Departamento de Fonoaudiologia e membro do Comitê de Periódicos da Ufes Carolina Anhoque explica que o objetivo é de treinar, capacitar e atualizar os editores e gestores de revistas científicas nas melhores práticas de sistemas e softwares de gerenciamento de periódicos, além de abordar questões sobre publicações científicas na Ufes e no Brasil.

Além de gerentes e editores científicos, a capacitação reúne avaliadores e revisores de manuscritos e a equipe técnica do periódico, como profissionais de Tecnologia da Informação (TI), bibliotecários, bolsistas, entre outros profissionais.

Boas práticas

Segundo Carolina Anhoque, ao fim da capacitação, o participante não apenas irá aprender a dominar o Open Journal System (OJS), mas também terá noção de como gerenciar publicações científicas do envio à publicação, aprender ou reforçar boas práticas de pesquisa, além de qualificar a disseminação do conhecimento científico em diversas áreas de conhecimento, reforçando a inserção da Ufes no cenário científico nacional e internacional.

Anhoque acrescenta ainda que “o apoio institucional da PRPPG fomenta a melhoria das ações dos nossos periódicos e motiva os gestores de periódicos a buscar por melhorias nas publicações das revistas científicas”.

Portal de periódicos

A Ufes possui um portal regulamentado pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) com mais de 20 revistas científicas ativas e periódicas.

O espaço pode ser acessado neste link e é destinado à publicação de materiais acadêmicos produzidos na Universidade. O portal possui revistas on-line no qual são publicados artigos científicos, resenhas, traduções, pesquisas e discussões.

O portal ainda permite a interação entre os usuários, possibilitando o compartilhamento de itens entre leitores, acesso a fóruns e contato entre autores e leitores.

De acordo com a STI, para enviar manuscritos é necessário estar cadastrado no sistema da revista desejada. Os periódicos da Ufes adotam ainda a política de ciência aberta (open access) para acesso às publicações científicas.