Abertura do semestre letivo 2023/1 acontece com aula magna do governador Renato Casagrande

20/03/2023 - 16:47  •  Atualizado 23/03/2023 11:50

A Ufes iniciou nesta segunda-feira, 20, o semestre letivo de 2023/1 com aula magna do governador Renato Casagrande para os estudantes do curso de Direito, no Cine Metrópolis (campus de Goiabeiras). Na ocasião, o governador falou sobre os desafios contemporâneos da sociedade e destacou o papel essencial da educação. "Nosso carro-chefe é a educação. Educação de qualidade torna o estado menos violento, gera oportunidades de emprego e renda, atrai empresas de base tecnológica, incentiva a empreender", afirmou.

A aula magna faz parte das atividades promovidas pelos centros de ensino e departamentos de cursos para recepcionar os estudantes no primeiro semestre letivo de 2023, que começou nesta segunda, nos quatro campi da Universidade. A solenidade contou com a presença do reitor da Ufes, Paulo Vargas; do vice-reitor, Roney Pignaton; do diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira; do subsecretário estadual de Políticas para as Juventudes (SUBJUV), Jiberlandio Santana; de representantes do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), de professores e de técnicos-administrativos. A abertura do evento foi realizada por Hilquias Crispim, coordenador geral do Centro Acadêmico de Direito, e a mediação, pela estudante Julia Cipriano.

O reitor da Ufes pontuou o começo de "uma nova etapa na vida" dos ingressantes no curso, assim como um recomeço "promissor" para o ensino público brasileiro, com a reeleição de Casagrande e a eleição do terceiro mandato do presidente Lula.

"Esperamos mais incentivo do governo federal ao fortalecimento e à expansão do sistema de ensino superior, incremento da produção científica e reconhecimento das universidades como segmento estratégico no país. O governo estadual, por sua vez, tem sido um parceiro essencial para o fortalecimento da universidade, especialmente nos âmbitos científico e tecnológico, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes)", afirmou Vargas. Ele salientou, ainda, a qualidade do curso de Direito da Universidade: "Somos a única instituição capixaba de ensino agraciada com o Selo de Qualidade OAB Recomenda, que posiciona o curso de Direito da Ufes como um dos melhores do Brasil".

Democracia e autoritarismo

Intitulada Novas ideias para novos desafios, a aula magna do governador Renato Casagrande destacou que a primeira grande dificuldade da sociedade, em âmbito global, é o fortalecimento da democracia. Para ele, as eleições brasileiras do ano passado foram um teste para o sistema, no qual as instituições foram tensionadas e resistiram ao autoritarismo crescente. Lutar pela democracia, no entanto, é um trabalho diário, e são as instituições que determinam "se um país vai para a frente ou não".

"Não foi só o Brasil que passou por isso", disse o governador, citando países como Estados Unidos, Rússia, Venezuela e Nicarágua, que passaram ou ainda estão sob domínio de governos autoritários. "É importante que tenhamos instituições fortes, mas cada uma com a sua função. O presidente não pode estar acima dos demais poderes. O sistema mais difícil é a democracia, porque exige paciência, mas é o caminho que temos".

O fortalecimento das instituições, para Casagrande, está conectado aos outros desafios da sociedade, tais como o combate à pobreza e à concentração de renda. "A pandemia aprofundou a pobreza e concentrou ainda mais a renda. Isso gerou, naturalmente, insegurança alimentar", avaliou. "Com estabilidade política, políticas públicas e envolvimento da sociedade, é possível resolver o problema". Outro desafio apontado são as mudanças climáticas que afetam o planeta. O tema se relaciona com o fortalecimento das instituições, na medida em que o conhecimento científico vem sendo deslegitimado por uma parcela da população que nega a interferência do homem na temperatura do planeta. "O esforço é limitar o crescimento da temperatura média a 1,5°C. Os efeitos nós já estamos vendo: chuvas muito intensas, períodos de estiagem cada vez maiores", afirmou.

Casagrande se dedicou, ainda, aos temas do desenvolvimento tecnológico do Espírito Santo e a possibilidade de novas pandemias diante dos movimentos antivacina. Finalizou com um apelo ao cuidado com a saúde mental, para ele "um problema grave na sociedade mundial".

Solenidade oficial

O evento institucional de acolhimento aos estudantes ingressantes, organizado pela Administração Central da Ufes, será realizado nos dias 27 e 28 de março, no Teatro Universitário.

Texto: Leandro Reis
Edição: Camila Fregona