Ceunes encaminha primeiro programa de doutorado do campus para 2022

15/07/2021 - 16:36  •  Atualizado 16/07/2021 17:43

O Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus, encaminha-se para ter, em 2022, a sua primeira pós-graduação em nível de doutorado. O Programa Profissional Internacional em Engenharia e Tecnologia de Exploração/Explotação dos Recursos Naturais, que abrange os níveis de mestrado e doutorado, foi aprovado em 29 de junho pela Câmara Central de Pós-Graduação da Ufes. O passo seguinte é o envio do projeto para apreciação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O programa proposto consiste em cursos integralmente em inglês e está dividido em duas linhas de pesquisa: Tecnologias em engenharia de petróleo e gás natural e Tecnologias em recursos naturais sustentáveis. Seriam 19 docentes, do Brasil e do exterior, vinculados permanentemente ao programa. A proposta integra professores da Ufes e das universidades Federal de Itajubá (Unifei - MG), Estadual Paulista (Unesp - Guaratinguetá), Montanuniversität Leoben (Áustria) e TU Bergakademie Freiberg (Alemanha), bem como do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes - São Mateus).

Conforme o coordenador da proposta e professor do Departamento de Engenharia e Tecnologia, Andreas Nascimento, esse seria o primeiro programa profissional de doutorado da Ufes. “A ideia é dar um caráter nacional e internacional ao programa. O propósito é alcançar profissionais que trabalhem na indústria, ajudando a desenvolver produtos e processos que permitam solucionar problemas do parque industrial, aproximando a Universidade do setor produtivo”, explica.

A previsão é que o processo seletivo ocorra uma vez ao ano, sendo ofertadas 38 vagas de mestrado e 19 de doutorado, com prazo de conclusão, respectivamente, de 18 meses e de três anos. A criação do programa de pós-graduação conta com o apoio formal de 11 entidades, como órgãos públicos, conselhos de classe, associações, entre outras.

Texto: Vinícius Fontana