Cine Metrópolis exibe três adaptações de obras de Clarice Lispector a partir desta quinta-feira, 4

03/07/2024 - 17:45  •  Atualizado 03/07/2024 18:16
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
A imagem mostra uma cena do filme A Hora da Estrela na qual o personagem Olímpio entrega uma flor a Macabéa..

Um dos maiores nomes da literatura brasileira, Clarice Lispector é a protagonista da nova programação do Cine Metrópolis, que realiza um ciclo temático com três adaptações de obras da escritora a partir desta quinta-feira, 4. Perto de Clarice inclui o premiado A Hora da Estrela, que volta às salas de cinema remasterizado em 4K, além de A Paixão Segundo G.H. e O Livro dos Prazeres.

Dirigido por Suzana Amaral, A Hora da Estrela acompanha a história de Macabéa, migrante nordestina que se muda para o Rio de Janeiro e, na capital carioca, começa a trabalhar como datilógrafa. Lançado em 1985, o filme rendeu à atriz Marcélia Cartaxo o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim. O longa também venceu uma série de prêmios no Festival de Brasília, como Melhor Filme, Direção, Roteiro, Atriz e Ator.

Dirigido por Marcela Lordy, O Livro dos Prazeres, lançado em 2022, tem no centro a professora Lóri, interpretada por Simone Spoladore. Com dificuldade de construir relações duradouras, Lóri conhece um professor de filosofia que a leva a enfrentar sua solidão e seus traumas. Exibido no Festival de Cinema de Vitória, o longa venceu os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Interpretação (Simone Spoladore).

A Paixão Segundo G.H., dirigido por Luiz Fernando Carvalho, é o mais recente dos longas contemplados pelo ciclo, lançado comercialmente neste ano. Na trama, a atriz Maria Fernanda Cândido vive a escultora G.H., que decide arrumar seu apartamento após a empregada pedir demissão. Quando abre o quarto de serviço, encontra uma barata, dando início a uma crise que revela seu horror diante de um mundo que elege certos seres como subalternos.

Os ingressos para as sessões de Perto de Clarice serão vendidos antecipadamente pelo site LeBillet e na bilheteria do Cine Metrópolis.

Em cartaz

Segue em cartaz o filme Diálogos com Ruth de Souza, dirigido por Juliana Vicente. Também na programação, O Estranho, dirigido por Flora Dias e Juruna Mallon.

Na quarta-feira, 10, o curso Imagens do Cinema exibe Adeus, Dragon Inn, do cineasta Tsai Ming-liang. Após a sessão, haverá debate com o professor do Departamento de Comunicação Social (DepCom/Ufes) Fabio Camarneiro. A entrada para essa sessão é gratuita.

 

Confira as sinopses de todos os filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 4 a 10 de julho:

Perto de Clarice

A Hora da Estrela, de Suzana Amaral (Brasil, 1985)
Macabéa (Marcélia Cartaxo) é uma imigrante nordestina, que vive no Rio de Janeiro. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico (José Dumont), um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória (Tamara Taxman), colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante (Fernanda Montenegro).

Imagem
Cena do filme O Livro dos Prazeres que mostra os personagens Lóri e o professor em pé, de frente um para o  outro, se olhando.

O Livro dos Prazeres, de Marcela Lordy (Brasil, 2022)
Lóri (Simone Spoladore) é uma professora com uma vida monótona tanto profissionalmente quanto romanticamente. Tudo muda quando ela conhece Ulisses (Javier Drolas), um provocador professor argentino. Com ele, Lóri vivencia novas experiências.

A Paixão Segundo G.H., de Luiz Fernando Carvalho (Brasil, 2024)
Após o fim de uma paixão, G.H. (Maria Fernanda Cândido), uma escultora de elite, decide arrumar seu apartamento, começando pelo quarto de serviço. No dia anterior, a empregada pediu demissão. No quarto, G.H. se depara com uma enorme barata que revela seu próprio horror diante do mundo, reflexo de uma sociedade repleta de preconceitos contra os seres que elege como subalternos. Diante do inseto, G.H. vive sua via-crúcis existencial. A experiência narra a perda de sua identidade e a faz questionar todas as convenções sociais que aprisionam o feminino até os dias de hoje.

Programação regular

Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente (Brasil, 2022)
Ruth de Souza inaugura a existência de atrizes negras em palcos, televisão e cinema no Brasil. Carrega em si a gênese de parte importante das conquistas para as mulheres negras ao longo de quase um século de vida. O longa, protagonizado pela atriz, é apresentado a partir de conversas e materiais de arquivos da vida de Ruth em um cruzamento com o universo mitológico africano por meio do encontro com as Yabás, orixás femininas, em uma interpretação ficcional e transcendental de sua vida.

O Estranho, de Flora Dias e Juruna Mallon (Brasil/França, 2023)
Em um território indígena funciona o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Centenas de milhares de passageiros o atravessam diariamente e 35 mil trabalhadores apoiam toda a operação. Seguimos personagens que se cruzam no dia a dia do trabalho nesse chão. Alê, uma funcionária de pista cuja história familiar foi sobreposta pela construção do aeroporto, nos conduz por encontros através dos tempos. As memórias e o futuro dela e de seus companheiros estão permeados por uma questão comum: rastros de um passado em um território em constante transformação.

Curso Imagens do Cinema
Adeus, Dragon Inn, de Tsai Ming-liang (França/Taiwan, 2003)
Algumas poucas almas povoam um cinema decadente e quase abandonado, prestigiando sua última sessão da história, em uma noite chuvosa e escura. Um homem, buscando se abrigar do mau tempo, entra na sala de exibição e se junta ao pequeno grupo para assistir ao clássico de artes marciais de 1966.

Veja os horários das sessões no site do Cine Metrópolis.

Categorias relacionadas