COE-Ufes orienta para retorno gradual e seguro das atividades na Universidade

16/09/2021 - 17:41  •  Atualizado 17/09/2021 18:47

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) publicou nesta quinta-feira, 16, a 18ª edição do Boletim Informativo Covid/Ufes, no qual aponta algumas orientações para o retorno gradual e seguro das atividades administrativas e acadêmicas. O próximo semestre letivo, que se inicia no dia 3 de novembro, será realizado de modo híbrido em disciplinas teórico-práticas destinadas aos estudantes finalistas. Em paralelo, serão mantidas em formato híbrido as disciplinas teórico-práticas dos cursos da área da saúde.

Considerando esse cenário, o COE-Ufes alerta que “é essencial que as medidas preventivas individuais e coletivas continuem sendo postas em práticas com rigor”, como o uso de máscara e a atenção constante ao distanciamento social (evitar aglomerações), mesmo para as pessoas que já foram vacinadas.

Além disso, o Comitê reforça a importância da vacinação, que tem demonstrado sua eficácia na redução dos índices da pandemia. “Vacine-se quando puder e de forma completa (com duas doses ou dose única, conforme orientação do fabricante da vacina e das autoridades de saúde), para que possamos reduzir o risco de contágio, mesmo diante de novas variantes identificadas”, destaca o boletim.

Dados epidemiológicos

Esta edição do Boletim Informativo traz a análise da evolução do número de casos de covid no Espírito Santo realizada entre os dias 1º a 14 de setembro de 2021, período em que os dados epidemiológicos presentes nos registros e indicadores do Governo do Estado do Espírito Santo demonstram um quadro mais favorável de controle da pandemia.

Em sua recomendação, o COE afirma que é possível manter a recomendação, à gestão da Universidade, de avanço para a Fase 3 do Plano de Contingência da Ufes, “tendo em vista os dados epidemiológicos avaliados e as particularidades sociais e geográficas do Brasil, do Espírito Santo e dos locais onde a Ufes atua”.

O Boletim Informativo Covid/Ufes é divulgado quinzenalmente, em atendimento às resoluções nº 56/2020 e nº 20/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes. A íntegra do documento também está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.

Imagem: Freepik