Começa evento de boas-vindas aos ingressantes. Programação continua na quarta, 27

26/10/2021 - 13:17  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

Com o evento Agora sou Ufes, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), de acolhimento aos ingressantes no semestre letivo 2021/2, a Universidade recepcionou na manhã desta terça-feira, 26, os seus novos estudantes. Os ingressantes em diferentes cursos de graduação dos quatro campi universitários – Goiabeiras e Maruípe, em Vitória; Alegre, no sul do estado; e São Mateus, no norte capixaba – foram recepcionados em sessão virtual (veja vídeo completo aqui). Os estudantes receberam informações sobre o funcionamento da Ufes em diversas áreas acadêmicas e administrativas, e sobre as atividades de ensino, pesquisa, extensão, assistência estudantil e gestão. A programação do Agora sou Ufes prossegue nesta quarta-feira, 27, com momento tira-dúvidas e orientações para o dia a dia do estudante na Universidade.

Ao abrir a sessão, o reitor Paulo Vargas apresentou as boas-vindas aos novos estudantes e pontuou as diferentes etapas do planejamento da Ufes para manter as suas atividades com o quadro de pandemia. Ele destacou o trabalho desenvolvido pelo Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) e sua atuação na orientação para o desenvolvimento de projeto e ações da Universidade desde 2020. O reitor destacou a implantação do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte), com a utilização de recursos tecnológicos em diversas plataformas digitais e educacionais, para assegurar a continuidade das atividades acadêmicas.

Vargas também assinalou as medidas adotadas, como os investimentos em tecnologia da informação, os projetos de inclusão digital, a adequação dos espaços físicos e aquisição de equipamentos, e as possibilidades de acesso a aulas virtuais e a acervos bibliográficos. O reitor também alertou para as ameaças que atingem as universidades públicas e, em particular, o sistema federal de educação superior. “Temos enfrentado situações muito complexas, com sistemáticos e elevados cortes orçamentários, além das tentativas de desmembrar os nossos centros de ensino localizados no interior do estado, buscando fragilizar uma universidade com 67 anos de trajetória no ensino superior público”, assinalou.

O vice-reitor Roney Pignaton enfatizou os desafios da Universidade para se manter ativa, mesmo no quadro de pandemia. Destacou, ainda, as ações realizadas nos restaurantes universitários e nas bibliotecas para o retorno das atividades no formato híbrido, no semestre letivo 2021/2. “Desenvolvemos um conjunto de ações que estão definidas numa estratégia que objetiva o retorno presencial seguindo as recomendações da ciência, e observando o que sinalizam os indicadores epidemiológicos e o avanço da vacinação”, ressaltou. Pignaton ponderou que o formato híbrido – que combina atividades presenciais e remotas – está respaldado pelos colegiados superiores da Universidade.

Pró-reitorias

Durante o evento realizado nesta terça, 26, os novos estudantes puderam conhecer importantes segmentos da universidade, com relação direta com sua vida acadêmica.

A pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo, por exemplo, salientou a importância do momento de ingresso na Universidade para a vida dos novos estudantes, defendeu a educação pública e refletiu sobre o papel transformador da Ufes no contexto da formação acadêmica. A pró-reitora de Assuntos Estudantis e Cidadania em exercício, Deborah Provetti, destacou o papel plural da Ufes e o respeito à diversidade. Ela explicou que a pró-reitoria desenvolve ações afirmativas, presta assistência estudantil visando à permanência qualificada dos estudantes na Universidade até a conclusão dos estudos, realiza a gestão dos restaurantes universitários e atua em projetos de acessibilidade.

O pró-reitor de Extensão, Renato Neto, argumentou que as ações extensionistas possibilitam o diálogo da Universidade com a sociedade, por meio das atividades de ensino e pesquisa. A extensão, segundo ele, permite uma formação ética e cidadã, contemplando todas as áreas do conhecimento. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda Jr., fez um convite aos novos estudantes para que participem dos programas de iniciação científica. Ele informou que a Ufes oferece cerca de 600 bolsas para a atuação dos alunos em pesquisa, a partir do segundo ano de curso.

Aula magna

A aula magna do evento de acolhimento aos estudantes foi ministrada pelo professor Válter Giovedi, do Centro de Educação da Ufes. Na palestra, pautada no tema As contribuições de Paulo Freire para se pensar a universidade pública, seus sujeitos e relações com a sociedade, o professor resgatou a biografia e a obra do educador no ano do seu centenário – ele que também é o patrono da educação brasileira. A abertura do Agora sou Ufes teve, ainda, a apresentação da poeta Negra Luz, pseudônimo da assistente em administração da Câmara Central de Graduação Cláudia Almeida, da Prograd.

Texto: Luiz Vital
Edição: Camila Fregona