Criarte lança livro musical que resgata cantigas infantis de várias gerações

01/02/2023 - 16:48  •  Atualizado 06/02/2023 12:03

O Colégio de Aplicação Criarte divulgou a produção do livro musical Cantoria Criarteira, uma iniciativa pedagógica que reúne cantigas de infância, realizada com crianças de 3 a 5 anos atendidas pela unidade de educação infantil. A versão digital da obra está disponível no canal do Criarte no YouTube.

“A nossa ideia foi produzir um objeto afetivo que abordasse um pouco dos conteúdos trabalhados em 2022 e possibilitasse às crianças o estudo do mundo natural, tomando como ponto de partida os pátios do Criarte como o quintal de cada uma delas, já que os pequenos e pequenas vivenciaram cerca de dois anos de suas vidas praticamente em confinamento em suas casas, em virtude da pandemia da covid-19”, explica a professora Alessandra Cypriano, responsável pelo trabalho.

Segundo ela, o livro musical inclui cantigas que marcaram brincadeiras de infância de várias gerações – como Alface já nasceu, Alecrim dourado, Borboletinha e Borboleta preta, preta – as quais ganharam novos arranjos, produzidos pelos músicos Arthur da Costa e Ivan Batista, estudantes do Departamento de Música da Ufes.

Elementos da cultura capixaba e da cultura negra também foram valorizados, por meio de músicas que fazem referência ao personagem João Bananeira, um dos símbolos da cultura capixaba e ícone do Carnaval de Congo de Máscara de Cariacica.

Música sem fronteiras

A professora ressaltou que o grupo também se arriscou a cantar em outros idiomas, porque a música não tem fronteiras. “Cantamos Mariposita, com o auxílio dos participantes do Projeto de Extensão Línguas e Culturas na Escola, Cláudia Lanis e Janaína Merigueti, que nos ajudaram com o espanhol. A língua lingala (língua bantu falada no centro-sudoeste do continente africano, abrangendo áreas da Angola, República Democrática do Congo e República Popular do Congo) ficou por nossa conta e risco. Cantamos Olélé, Moliba Makasi e enrolamos bem a nossa língua. Por fim, celebramos a infância com a canção O menino e o Rio, do projeto Crianceiras”, acrescenta.

O livro também foi produzido no formato físico, com 22 páginas, contendo as letras das canções, breves comentários e fotos do trabalho desenvolvido ao longo de 2022. Em cada canção há um QrCode que dá acesso às músicas cantadas pelas crianças e gravadas no estúdio de música da Universidade. “O trabalho foi produzido com muito carinho por diferentes mãos, com a colaboração de estudantes e servidores da Ufes, especialmente do curso de Música, que se envolveram para produção dos novos arranjos e edição do material”, conclui Cypriano.

Texto: Nábila Corrêa
Fotos: Reprodução do livro